Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31598
Título: Análise do desenvolvimento de uma sequência didática na educação infantil: perspectivas sobre o processo de aprendizagem e desenvolvimento de bebês
Título(s) alternativo(s): Analysis of the development of a didactic sequence in early childhood education: perspectives on the learning process and development of babies
Autor(es): Siqueira, Ana Claudia de
Orientador(es): Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Palavras-chave: Educação de crianças
Crianças - Desenvolvimento
Aprendizagem
Bebês
Experiência
Early childhood education
Child development
Aprendizagem
Babies
Experience
Data do documento: 9-Mai-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SIQUEIRA, Ana Claudia de. Análise do desenvolvimento de uma sequência didática na educação infantil: perspectivas sobre o processo de aprendizagem e desenvolvimento de bebês. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: Pensar a respeito das questões que envolvem o processo de aprendizagem e desenvolvimento de crianças pequenas é um tema relevante no cenário acadêmico e no ambiente escolar, sobretudo quando se trata de atividades como uma sequência didática para bebês. A temática desta pesquisa foi uma escolha a partir da vivência desta pesquisadora que identificou, em sua prática docente e na de outros(as) colegas professores(as), algumas dificuldades em utilizar a sequência didática como atividade para bebês. A partir desse contexto, surgiu a ideia de pesquisar sobre o assunto e elaborar um Produto Educacional sistematizado, que auxiliasse professores(as) ao estimular a aprendizagem e desenvolvimento de bebês. Por isso, este trabalho traz a seguinte questão de pesquisa: como desenvolver uma sequência didática que proporcione a bebês uma experiência com o elemento da natureza, terra, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento? Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi o de investigar o processo de aprendizagem e desenvolvimento de bebês com até um ano de idade, por meio de experiências organizadas em uma sequência didática. Procedeu-se uma pesquisa de campo cujos objetivos específicos foram: propor uma experiência a dois bebês a partir de uma sequência didática que contemplasse o elemento terra e analisar a contribuição deste trabalho com a sequência didática para o processo de aprendizagem e desenvolvimento desses bebês. A pesquisa foi desenvolvida em um Centro Municipal de Ensino Infantil na cidade de Londrina, no Paraná, com a participação de dois bebês, matriculados em uma turma de Educação Infantil. De natureza qualitativa, esta pesquisa é baseada em um estudo de caso, pois trata a experiência de apenas dois participantes. Para a coleta de dados, foi utilizada a técnica da observação e o levantamento das ações dos participantes da pesquisa durante a prática de ensino. Foi realizada, assim, uma sistematização com os dados alcançados em categorias, com as quais se analisou a mediação docente, a manipulação, a sensação e a exploração do elemento terra, tanto pelos participantes da pesquisa quanto como pela pesquisadora. Os resultados obtidos na análise apontaram a importância da mediação docente em cada etapa da realização da sequência didática e o repensar de sua práxis; para os participantes da pesquisa, foi uma oportunidade de desenvolvimento e aprendizado por meio da estimulação de sua criatividade, imaginação, coordenação motora, sensações, como o tato, por meio da experiência que tiveram com o elemento terra e por interagirem com o meio ambiente. Como resultado da pesquisa, houve também o desenvolvimento de um E-book enquanto Produto Educacional, o qual pode servir como base para novos estudos/pesquisas e, também, para nortear Instituições de Ensino na utilização de sequências didáticas com alunos(as) da Educação Infantil.
Abstract: Thinking about issues involving the learning and development process of young children is a relevant topic in the academic scenario and in the school environment, especially when it comes to activities such as a didactic sequence for babies. The theme of this research was a choice based on the experience of the research teacher who identified, in her teaching practice and that of other teachers at the researched school, some difficulties in using the didactic sequence as an activity for babies. From this context, the idea arose to research the subject and develop a systematized Educational Product, which would assist teachers in the learning and development of babies. Therefore, this work brings the following research question: How to develop a didactic sequence that provides babies with an experience with elements of nature promoting learning and development? Therefore, the objective of this work was to investigate the process of learning and development of babies up to one year old, through experiences organized in a didactic sequence. Thus, the objective of this work was to investigate the learning and development process of babies up to one year old, through experiences organized in a didactic sequence. A field research was carried out whose specific objectives were: to propose an experience to two babies based on a didactic sequence that contemplated the earth element and to analyze the contribution of this work with the didactic sequence for the learning and development process of these babies. The research was developed in a Municipal Center for Early Childhood Education in the city of Londrina, Paraná, with the participation of two babies, enrolled in an Early Childhood Education class. Qualitative in nature, this research is based on a case study, as it deals with the experience of only two participants. For data collection, the technique of observation and the survey of the actions of the research participants during the teaching practice was used. Thus, a systematization was conducted with the data obtained in categories, with which the teaching mediation, the manipulation, the sensation and the exploration of the earth element were analyzed, both by the infants and by the researchers. The results obtained in the analysis pointed to the importance of teacher mediation in each stage of the didactic sequence and the rethinking of teaching praxis; for the babies who participated in the research, it was an opportunity for development and learning through the stimulation of their creativity, imagination, motor coordination, sensations - such as touch, through the experience they had with the earth element and for interacting with the environment. As a result of the research, there was also the development of an e-book as an Educational Product, which can serve as a basis for further studies, research; and to guide Educational Institutions in the use of didactic sequences with early childhood education students.
Descrição: Acompanha: Uma diversão chamada terra: sequência didática para a aprendizagem e o desenvolvimento dos bebês
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31598
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sequenciadidaticaeducacaoinfantil.pdf4,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
sequenciadidaticaeducacaoinfantil_produto.pdf4,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons