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Título: Oficina de linguagem de programação para futuros professores visando o desenvolvimento de jogos com foco na criatividade
Título(s) alternativo(s): Designing a maker environment for future teachers aiming the development of games with a focus on creativity
Autor(es): Bordini, Letícia Cacciolari
Orientador(es): Camargo Filho, Paulo Sérgio de
Palavras-chave: Jogos educativos
Aprendizagem
Criatividade
Professores - Formação
Scratch (Linguagem de programação de computador)
Educational games
Learning
Creative ability
Teachers, Training of
Scratch (Computer program language)
Data do documento: 22-Mai-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: BORDINI, Letícia Cacciolari. Oficina de linguagem de programação para futuros professores visando o desenvolvimento de jogos com foco na criatividade. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: As habilidades necessárias para o século XXI pedem modificações nos currículos escolares para que todos os alunos consigam compreender melhor as exigências cotidianas. A criatividade é um dos aspectos necessários ser desenvolvido dentre as habilidades do século XXI. Além de que, para que haja desenvolvimento em diversos aspectos é necessário novas competências e habilidades humanas. O professor é o principal motivador dos alunos e a criatividade, muitas vezes, é deixada de lado nos aspectos que devem ser construídos. Surge assim a problemática de como construir um ambiente propício para desenvolver a criatividade por meio da construção de jogos e quais são os indícios de criatividade que os estudantes/futuros professores demonstram. Com isso, o objetivo principal é a concepção de um ambiente de criação de jogos, recorrendo ao SCRATCH e baseado nos princípios de educação STEM. Participaram deste estudo 39 alunas do curso de Complementos da Matemática na Licenciatura em Educação Básica da Universidade do Minho, Campus Braga- Portugal. Este estudo foi estruturado em três momentos. O primeiro referente a uma pesquisa bibliográfica para embasar cientificamente o produto educacional o segundo momento relativo à criação/elaboração do produto e finalmente, o terceiro, da aplicação e avaliação do produto. A partir disso, esta pesquisa, como estudo de caso e de natureza qualitativa, é sobre a estruturação de uma oficina de linguagem de programação para futuros professores visando o desenvolvimento de jogos com foco na criatividade. Os aspectos a serem analisados são os indícios da aprendizagem criativa por meio do envolvimento com as atividades e das respostas obtidas através dos formulários e a produção dos jogos. Pode-se observar que o trabalho em equipe, a liberdade para criação e o ambiente auxiliam para que as alunas possam produzir melhor e destacar melhores os pontos de criatividade.
Abstract: The skills needed for the 21st century call for changes in school curricula so that all students can better understand everyday demands. Creativity is one of the necessary aspects to be developed among the skills of the 21st century. In addition, for there to be development in various aspects, new skills and human skills are needed. The teacher is the main motivator of the students and creativity is often left aside in the aspects that must be built. Thus arises the problem of how to build an environment conducive to developing creativity through the construction of games and what are the signs of creativity that students/future teachers demonstrate. With that, the main objective is the design of a game creation environment, using SCRATCH and based on the principles of STEM education. 39 students from the Complements of Mathematics course in the Degree in Basic Education at the University of Minho, Campus Braga- Portugal, participated in this study. This study was structured in three moments. The first refers to a bibliographical research to scientifically support the educational product, the second to the creation/elaboration of the product and finally, the third, to the application and evaluation of the product. From this, this research, as a case study and of a qualitative nature, is about the structuring of a programming language workshop for future teachers aiming at the development of games with a focus on creativity. The aspects to be analyzed are the signs of creative learning through involvement with activities and the responses obtained through the forms and the production of games. It can be observed that teamwork, freedom to create and the environment help the students to produce better and better highlight the points of creativity.
Descrição: Acompanha: Oficina de linguagem de programação para futuros professores visando o desenvolvimento de jogos com foco na criatividade
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31610
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