Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31620
Título: | Módulo de reconhecimento do gênero: dissertação argumentativa do Enem sob perspectiva interacionista |
Autor(es): | Barbosa, Ana Carla Santos, Luís Fernando Wiltemburg Dutra, Alessandra Santos, Givan José Ferreira dos |
Palavras-chave: | Redação acadêmica Linguagem e línguas Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) Academic writing Language and languages |
Data do documento: | 2018 |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | BARBOSA, Ana Carla; SANTOS, Luís Fernando Wiltemburg; DUTRA, Alessandra; SANTOS, Givan José Ferreira dos. Módulo de reconhecimento do gênero: dissertação argumentativa do Enem sob perspectiva interacionista. Desenredo, Passo Fundo, v. 14, n. 1, p. 140-159, jan./abr. 2018. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/7367. Acesso em: 27 jun. 2023. |
Resumo: | O estudo apresenta reflexões e possibilidades relacionadas ao módulo de reconhecimento do gênero textual na modelização didática do objeto de ensino dissertação-argumentativa no Ensino Médio sob os moldes do gênero apreciados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para tanto, apresenta revisão de literatura que explicita a presentificação do objeto de ensino, correspondente a este módulo de reconhecimento. O percurso epistemológico compreende a concepção interacionista de desenvolvimento humano mediado e observado pela linguagem, a partir dos postulados de Vygotsky e Bakhtin, do interacionismo sócio-discursivo no que tange à transposição didática e a documentos orientadores, como a Matriz de Referência da Redação do Enem e a Cartilha do Participante. Como resultado, apresenta-se proposta metodológica produtiva para professores e estudantes do Ensino Médio sobre o gênero textual dissertativo-argumentativo do Enem. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31620 |
ISSN: | 2236-5400 |
Aparece nas coleções: | PCS - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
generodissertacaoargumentativaenem.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons