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Título: A curricularização da extensão universitária no ensino de química: um levantamento das produções em revistas de extensão
Título(s) alternativo(s): The curricularization of university extension in chemistry teaching: a survey of productions in extension magazines
Autor(es): Silva, Renata Zeni da
Orientador(es): Suart Júnior, José Bento
Palavras-chave: Extensão universitária
Ensino superior - Pesquisa
Universidades e faculdades - Currículos
University extension
Education, Higher - Research
Universities and colleges - Curricula
Data do documento: 2-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: SILVA, Renata Zeni da. A curricularização da extensão universitária no ensino de química: um levantamento das produções em revistas de extensão. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2021.
Resumo: A presente pesquisa intitulada “A Curricularização da Extensão Universitária no Ensino de Química: Um levantamento das produções em revistas de extensão”, tem como objetivo geral, analisar e classificar os artigos encontrados no site do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX) que tenham associação com o ensino de química e o curso de Licenciatura em Química e que possam contribuir para a nossa investigação. Esta proposta de investigação surgiu, devido ao fato, de que a Extensão Universitária (EU) passa a ser obrigatória na grade curricular do ensino superior das Instituições Federais conforme o Plano Nacional de Educação (PNE), por meio da Lei nº 13.005/2014, que as instituições de ensino superior brasileiro devem destinar no mínimo dez por cento dos créditos curriculares dos cursos de graduação em programas e projetos de extensão universitária até 2024. Para coletar os dados, ocorreu levantamento das ações extensionistas junto ao banco de dados do site do FORPROEX em revistas destinadas às publicações de projetos de extensão, utilizando como palavra-chave “química”, que possui relação com o tema a ser analisado. A pesquisa possui caráter de revisão bibliográfica e exploratória, onde foi realizada uma análise quantitativa e posteriormente qualitativa das publicações encontradas. A construção deste trabalho possibilitou verificar a grande variedade de concepções que as atividades extensionistas assumiram no decorrer dos anos dentro das Instituições de Ensino Superior (IES). Quando demos início à pesquisa, imaginávamos que os resultados que seriam alcançados, poderiam servir como subsídios e até mesmo como suporte no processo de implantação da EU no curso de Licenciatura em química, porém, os resultados obtidos não foram satisfatórios. Assim podemos concluir que, o principal desafio para que a extensão seja inserida nos currículos, está centrado no processo de conscientização e padronização do verdadeiro conceito de EU.
Abstract: The present research, entitled "The Curriculum of University Extension in Chemistry Teaching: A survey of productions in extension journals", aims to analyze and classify the articles found on the Forum of Extension Pro-Rectors of Public Institutions of Brazilian Higher Education (FORPROEX) that are associated with the teaching of chemistry and the Licentiate Degree in Chemistry and who can contribute to our investigation. This research proposal arose, due to the fact that the University Extension (EU) becomes mandatory in the higher education curriculum of Federal Institutions according to the National Education Plan (PNE), through Law No. 13.005/2014, that Brazilian higher education institutions must allocate at least ten percent of the curricular credits of undergraduate courses in university extension programs and projects by 2024. in journals intended for publications of extension projects, using the keyword “chemistry”, which is related to the topic to be analyzed. The research has the character of a bibliographic review, where a quantitative and later qualitative analysis of the publications found was carried out. The construction of this work made it possible to verify the wide variety of conceptions that extension activities have assumed over the years within Higher Education Institutions (HEIs). When we started the research, we imagined that the results that would be achieved could serve as subsidies and even support in the process of implementing the EU in the Licentiate Degree in Chemistry, however, the results obtained were not satisfactory. Thus, we can conclude that, the main challenge for the extension to be included in the curricula is centered on the process of awareness and standardization of the true concept of I.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31695
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