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Título: Análise da resistência do sistema de transmissão continuamente variável Dyna-Vt em tratores agrícolas
Título(s) alternativo(s): Strenght analysis for Dyna-Vt continuously variable transmission system in agricola tractor
Autor(es): Garcia, Thales Mendes
Orientador(es): Nunez, David Lira
Palavras-chave: Engrenagens
Tratores agrícolas
Engenharia mecânica
Gearing
Farm tractors
Mechanical engineering
Data do documento: 30-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: GARCIA, Thales Mendes. Análise da resistência do sistema de transmissão continuamente variável Dyna-Vt em tratores agrícolas. 2023. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2023.
Resumo: O agronegócio desempenha um papel crucial na economia brasileira, representando 26% do PIB do país, e enfrenta uma demanda crescente por alimentos diversificados no mercado internacional. Para atender a essa demanda, a engenharia mecânica tem desempenhado um papel fundamental ao combinar máquinas agrícolas com tecnologias avançadas da agricultura 4.0, resultando em um aumento significativo na produtividade por hectare. Os engenheiros têm se dedicado à busca incessante pelo aumento da eficiência dos tratores agrícolas, visando não apenas a produtividade, mas também a redução do consumo de óleo diesel e das emissões de gases poluentes dos motores de combustão interna. Atualmente, o uso da transmissão continuamente variável (CVT) em tratores agrícolas no Brasil tem se expandido devido às vantagens oferecidas, como o alto torque disponível em baixas rotações e a durabilidade do sistema. Marcas renomadas, como Massey Ferguson, Valtra e John Deere, já aplicam sistemas de transmissão hidrostática CVT em tratores de médio e grande porte. Este trabalho tem como objetivo analisar a eficiência mecânica das engrenagens epicicloidais que compõem o sistema de transmissão CVT DYNA-VT desenvolvido pela AGCO e aplicado nos tratores da Massey Ferguson série 8 e na linha 700 da Fendt.
Abstract: he agribusiness sector plays a crucial role in the Brazilian economy, accounting for 26% of the country's GDP, and faces a growing demand for diverse food products in the international market. To meet this demand, mechanical engineering has played a vital role in combining agricultural machinery with advanced technologies of Agriculture 4.0, resulting in a significant increase in productivity per hectare. Engineers have been dedicated to continuously improving the efficiency of agricultural tractors, aiming not only to enhance productivity but also to reduce diesel consumption and emissions of pollutants from internal combustion engines. Currently, the use of Continuously Variable Transmission (CVT) in agricultural tractors in Brazil has been expanding due to its advantages, such as high torque at low speeds and system durability. Well-known brands like Massey Ferguson, Valtra, and John Deere have already implemented hydrostatic CVT transmission systems in medium and large tractors. This study aims to analyze the mechanical efficiency of the epicyclic gears that comprise the DYNA VT CVT transmission system developed by AGCO and applied in Massey Ferguson series 8 tractors and Fendt 700 series.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32071
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