Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32260
Título: Aplicação do modelo de curva de aprendizagem em processos mecanizados e automatizados como apoio da programação da produção em uma indústria metalúrgica na região de Londrina
Título(s) alternativo(s): Application of the learning curve model in mechanical e automated processes as a support for production schedule in a metallurgy industry in the Londrina region
Autor(es): Ozorio, Arthur Kreling
Orientador(es): Ferreira, José Angelo
Palavras-chave: Curva de aprendizado (Engenharia industrial)
Planejamento da produção
Automação industrial
Learning curve (Industrial engineering)
Production planning
Industrial automation
Data do documento: 20-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: OZORIO, Arthur Kreling. Aplicação do modelo de curva de aprendizagem em processos mecanizados e automatizados como apoio da programação da produção em uma indústria metalúrgica na região de Londrina. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: Diversas pesquisas apontam que existem diversos fatores que influenciam o desempenho produtivo de um operador. Os estudos da curva de aprendizagem contribuíram muito para que os dados de produção analisassem cada trabalhador individualmente, observando seus potenciais de aprendizagem, e facilitando, assim, a previsão da produção. No entanto, com o surgimento da automação, da mecanização e da robótica, os modelos desenvolvidos até então não contemplavam a relação homem-máquina tão presente nas indústrias atuais, o que tornou necessária a elaboração de um modelo matemático de aprendizagem que contemplasse o ciclo de máquina e o plateau de cada operador para predizer sua produção e seus tempos. O presente estudo apresenta uma aplicação do Modelo de Curva de Aprendizagem para Processos Mecanizados e Automatizados para dois operadores distintos, em um setor de usinagem de uma indústria metalúrgica da região de Londrina, verificando sua eficácia, bem como suas melhorias em relação aos modelos de aprendizagem anteriores. Os resultados se mostraram satisfatórios, mostrando que o modelo apresentado possui aplicabilidade para o Planejamento e Controle de Produção das indústrias.
Abstract: Several researches point out that there are several factors that influence the productive performance of an operator. The studies of the learning curve have contributed a lot so that the production data could analyze each worker individually, observing their learning potential, and thus facilitating the production forecast. However, with the emergence of automation, mechanization, and robotics, the models developed so far did not contemplate the man-machine relationship so present in today's industries, which made it necessary to develop a mathematical learning model that contemplated the machine cycle and the plateau of each operator to predict their production and times. The present study presents an application of the Learning Curve Model for Mechanized and Automated Processes for two distinct operators, in a machining sector of a metallurgical industry in the region of Londrina, verifying its efficacy, as well as its improvements in relation to previous learning models. The results were satisfactory, showing that the model presented has applicability for Production Planning and Control in industries.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32260
Aparece nas coleções:LD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
curvaaprendizagemprocessosmecanizados.pdf928,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons