Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32290
Título: Desenvolvimento de atividades pedagógicas no contexto da matemática financeira pautadas na resolução de problemas e implementação no $AE-MAFIN
Título(s) alternativo(s): Development of pedagogical activities in the context of financial mathematics based on problem solving and implementation in $AE-MAFIN
Autor(es): Silva, Camila Heloiza da
Orientador(es): Lima, José Donizetti de
Palavras-chave: Matemática financeira
Matemática - Estudo e ensino
Educação financeira
Ensino - Meios auxiliares
Business mathematics
Mathematics - Study and teaching
Financial literacy
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 30-Ago-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SILVA, Camila Heloiza da. Desenvolvimento de atividades pedagógicas no contexto da matemática financeira pautadas na resolução de problemas e implementação no $AE-MAFIN. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
Resumo: O comportamento financeiro e as habilidades financeiras são os principais responsáveis pelo surgimento de dívidas. Nesse contexto, a atenção ao estudo e ensino de Matemática Financeira (MF) em seus diferentes aspectos se tornou mais presente. Com o avanço tecnológico, um dos setores de serviços mais favorecidos foi o da educação. Isso representa efeitos positivos no processo ensino-aprendizagem, uma vez que a inserção de ferramentas digitais, facilita o entendimento do conceito teórico e sua aplicação em situações cotidianas. Isto posto, o objetivo desta pesquisa é desenvolver e implementar atividades pedagógicas, pautadas na metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da resolução de problemas (MEAA-RP) na ferramenta web de acesso livre denominado $AE-MAFIN (Sistema de Apoio ao Ensino de Matemática Financeira) (TRENTIN et al., 2022), para que seja suporte tecnológico no auxílio a estudantes do ensino médio e professores na compreensão de conceitos fundamentais e aplicações de situações do cotidiano associados no processo de ensino-aprendizagem de MF. Para embasar o desenvolvimento das atividades foram buscadas, na literatura, estratégias de ensino e documentos oficiais que norteiam e dão base para o ensino desse conhecimento. O instrumento utilizado foi uma revisão bibliográfica sobre os processos de ensino-aprendizagem para a MF e uma revisão sistemática de literatura sobre os softwares educacionais para suporte ao ensino de MF. Os resultados da revisão bibliográfica indicam que diferentes metodologias de ensino facilitam o ensino de MF, e entre as mais citadas estão as que incluem as tecnologias aliadas a atividades investigativas e resolução de problemas. Os principais resultados da revisão sistemática de literatura indicam que existem poucos softwares exclusivos para o ensino de MF, ou que contemplem todos os recursos necessários. A partir destes resultados e da análise dos documentos oficiais que regulamentam a educação brasileira, foi desenvolvido um roteiro para orientar o trabalho docente denominado: Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas para a Matemática Financeira (MEAA-RP-MF). Dessa forma, as atividades pedagógicas, foram implementadas no $AE-MAFIN, e servem como uma possibilidade para professores e alunos acessarem os conteúdos pretendidos de MF.
Abstract: Financial behavior and financial skills are primarily responsible for the emergence of debt. In this context, attention to the study and teaching of Financial Mathematics (MF) in its different aspects became more present. With technological advances, one of the most favored service sectors was education. This represents positive effects in the teaching-learning process since the insertion of digital tools facilitates the understanding of the theoretical concept and its application in everyday situations. That said, the objective of this research is to develop and implement pedagogical activities, based on the teaching-learning-assessment methodology through problem solving (MEAA-RP) in the open access web tool called $AE-MAFIN (Teaching Support System of Financial Mathematics) (TRENTIN et al., 2022), so that it is technological support in helping high school students and teachers to understand fundamental concepts and applications of everyday situations associated with the teaching-learning process of MF. To support the development of activities, teaching strategies and official documents that guide and provide a basis for teaching this knowledge were sought in the literature. The instrument used was a literature review on the teaching-learning processes for MF and a systematic literature review on educational software to support the teaching of MF. The results of the bibliographic review indicate that different teaching methodologies facilitate the teaching of MF, and among the most cited are those that include technologies combined with investigative activities and problem solving. The main results of the systematic literature review indicate that there are few exclusive software for teaching MF, or that include all the necessary resources. Based on these results and the analysis of official documents that regulate Brazilian education, a script was developed to guide teaching work called: Teaching-Learning-Assessment Methodology through Problem Solving for Financial Mathematics (MEAA-RP-MF) . In this way, the pedagogical activities were implemented in $AE-MAFIN, and serve as a possibility for teachers and students to access the intended MF contents.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32290
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
matematicafinanceiraresolucaoproblemas.pdf4,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons