Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32370
Título: Literatura e ensino de língua inglesa: adaptação de fábulas para histórias em quadrinhos
Título(s) alternativo(s): Literature and english language teaching: adapting fables to comics
Autor(es): Galdini, Julio Cezar
Orientador(es): Menon, Maurício Cesar
Palavras-chave: Língua inglesa - Estudo e ensino
Literatura - Adaptações
Fábulas
Histórias em quadrinhos
English language - Study and teaching
Literature - Adaptations
Fables
Comic books, strips, etc.
Data do documento: 4-Abr-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: GALDINI, Julio Cezar. Literatura e ensino de língua inglesa: adaptação de fábulas para histórias em quadrinhos. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: O presente trabalho objetiva, primeiramente, expor os resultados de uma pesquisa-ação participativa com abordagem qualitativa, que teve como enfoque, principalmente, o desenvolvimento de um produto educacional que contemplasse o ensino da língua inglesa (LI) pela literatura na escola pública e uso de tecnologias digitais, tendo como gatilho os textos literários fábula e as história em quadrinhos, assim como a adaptação entre esses gêneros. A questão norteadora para sua criação concentrou-se na necessidade de materiais didáticos destinados ao ensino da língua inglesa, em especial, nos anos finais do ensino médio da rede pública, que contemplasse textos literários como facilitadores do processo de ensino e aprendizagem da LI, e que fossem desenvolvidos por participantes desse contexto, uma vez que em inúmeros locais onde o professor atua, tem como único material disponível o livro didático oferecido pelo governo, sendo que muitas vezes em quantidades insuficientes para as turmas. A partir da elaboração do produto educacional ‘LiteraFun - Learning English through Literature’, um material didático complementar que buscou suprir o nicho do ensino da LI na escola pública pela literatura, houve uma análise dele junto a um grupo de dez professores da rede pública estadual do Paraná. Nas reuniões de apreciação do material didático se verificou a sua aplicabilidade no contexto público, assim como a complexidade das atividades propostas e os seus pontos de atenção, assim como os recursos visuais e tecnológicos sugeridos. Os resultados revelaram dados positivos no que diz respeito aos seus objetivos principais, porém algumas sugestões de modificações no produto foram indicadas para que os objetivos fossem totalmente alcançados. Com base nas reuniões de análise foi possível tecer algumas considerações a respeito das contribuições apontadas pelos participantes, assim como das discussões realizadas. Por meio das reuniões de apreciação foi possível perceber alguns pontos de atenção do produto como, por exemplo, a falta de atividades que visam desenvolver a fala e a compreensão auditiva, o tempo gasto para a realização das atividades propostas e o quisito diversão que está presente do título do produto, mas que não foi tão desenvolvido ao longo do produto. Este trabalho também objetiva apresentar uma pesquisa bibliográfica, realizada na fortuna crítica acerca do ensino de inglês pela literatura na escola pública. O tema foi tratado tendo em vista pressupostos direcionados ao ensino de línguas, aos gêneros discursivos e literários, às novas tecnologias de informação na educação. Autores como BAKHTIN, (2003); COELHO (2000); CORCHS (2009); DUFF e MALEY (2003); HUTCHEON (2011); KEARSLY (2011); LAZAR (2004); OLIVEIRA e LAGO (2020); PAIVA (2005); TORRES (2012); ZAKARNEH e MAHMOUD (2021) embasam o desenvolvimento dos primeiros capítulos que buscaram apresentar e discutir a respeito do panorama histórico sobre o ensino da LI no Brasil, os métodos de ensino das línguas estrangeiras utilizados ao longo dos anos, o ensino da LI na escola pública e seus principais obstáculos, o ensino da LI pela literatura e os materiais didáticos destinados a ele e as ferramentas digitais no ensino de língua estrangeira. O último capítulo deste trabalho apresenta o produto educacional, as análises desenvolvidas por meio dos dados coletados nas reuniões de análise junto aos professores e as percepções do autor sobre o produto e da sua aplicação junto aos docentes da rede pública.
Abstract: This work aims, firstly, to expose the results of a participatory action research with a qualitative approach. It focused mainly on the development of an educational product that contemplated the teaching of the English language (EL) through literature in public schools and the use of digital technologies, having as trigger the literary discursive genres fable and the comics, as well as the adaptation between these genres. The guiding question for its creation focused on the need for didactic materials aimed at teaching the EL, especially in the final years of public high school, which contemplated literary texts as facilitators of the teaching and learning process of the EL, and that they were developed by participants of that context, since in many places where the teacher works, the only teaching material available is the textbook offered by the government, often in insufficient quantities for the classes. From the elaboration of the educational product 'LiteraFun – Learning English through Literature', a didactic material that sought to fill the niche of English language teaching in public schools through literature, there was an analysis of it together with a group of ten teachers from the state public schools of Paraná. In the didactic materials evaluation meetings, its applicability in the public context was verified, as well as the complexity of the proposed activities and their points of attention, and the visual and technological resources suggested. The results revealed positive data regarding its main objectives, but some suggestions for product modifications were indicated so that the objectives were fully achieved. Based on the analysis meetings, it was possible to make some considerations about the contributions pointed out by the participants, as well as the discussions held. Through the appreciation meetings, it was possible to perceive some points of attention of the product, such as, for example, the lack of activities that aim to develop speech and listening comprehension, the time spent to carry out the proposed activities and the fun aspect that is present of the product title, but which was not as developed throughout the product. This work also aims to present a bibliographical research, carried out in the critical fortune about the teaching of English through literature in public schools. The theme was dealt bearing in mind assumptions directed to language teaching, to discursive and literary genres, to new information technologies in education. Authors like BAKHTIN, (2003); COELHO (2000); CORCHS (2009); DUFF e MALEY (2003); HUTCHEON (2011); KEARSLY (2011); LAZAR (2004); OLIVEIRA e LAGO (2020); PAIVA (2005); TORRES (2012); ZAKARNEH e MAHMOUD (2021) were basis for the development of the first chapters that sought to present and discuss the historical panorama on the EL teaching in Brazil, the foreign languages teaching methods used over the years, the EL teaching in public schools and its main obstacles, the English language teaching through literature and teaching materials intended for it and digital tools in foreign language teaching. The last chapter of this work presents the educational product, the analyzes developed through the data collected in the analysis meetings with the teachers and the author's perceptions about the product and its application by public school teachers
Descrição: Acompanha: Literafun: learning english throught literature
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32370
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
linguainglesafabulasquadrinhos.pdf7,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
linguainglesafabulasquadrinhos_produto.pdf5,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons