Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3259
Título: Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para a aprendizagem baseada em problemas no ensino de computação para engenharias
Título(s) alternativo(s): Development of learning objects for problem-based learning in computing education for engineering
Autor(es): Silva, Narci Nogueira da
Orientador(es): Silva, Marco Aurélio Graciotto
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas
Ensino - Metodologia
Engenharia de computador
Problem-based learning
Teaching - Methodology
Computer engineering
Data do documento: 3-Out-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: SILVA, Narci Nogueira da. Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para a aprendizagem baseada em problemas no ensino de computação para engenharias. 2017. 83 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2017.
Resumo: Contexto: Considerando o ensino de computação para engenharia, a aprendizagem baseada em problemas (PBL) é uma abordagem bem sucedida. Entretanto, não é trivial criar e disseminar recursos educacionais que apoiem atividades de PBL. Objetos de Aprendizagem (OAs) podem abordar esses problemas. Objetivo: Este trabalho tem objetivo de adicionar ao LODM, um método de desenvolvimento de OA baseado em modelos conceitual, instrucional e de interação, um novo perfil com elementos característicos de PBL. Utilizando o mecanismo que permite a extensão de novos perfis ao LODM, criamos o LODM+PBL. A luz desse novo método, criamos OAs e executamos dois estudos em turmas iniciais de cursos de Engenharia, focando programação de computadores. Método: O novo método consistiu na análise das atividades de PBL; definição de elementos de modelagem para PBL e respectiva estrutura UML; desenvolvimento e avaliação de OA. O processo de criação foi baseado no modelo Analysis, Design, Development, Implementation e Evaluation (ADDIE). Resultados: Analisando os relatórios, produtos finais e artefatos gerados e ainda um questionário aplicado ao final das atividades PBL, avaliamos a qualidade do OA considerando duas perspectivas: percepção e motivação por parte dos alunos; e o alcance dos objetivos de aprendizagem. Os resultados sugerem que o LODM+PBL pode ser aplicado com sucesso para a criação de OAs com elementos de PBL para os conceitos de Computação para Engenharia. Conclusões: Analisando-se o desenvolvimento dos OAs, observou-se que o método auxiliou satisfatoriamente no entendimento das características e requisitos de PBL para criação e aplicação de OAs. Ainda os dois estudos realizados produziram artefatos que provêm indícios de que o modelo aperfeiçoado ao LODM e a metodologia PBL colaboram para o estímulo e melhora no entendimento dos objetivos educacionais propostos.
Abstract: Context: Considering the teaching computation to engineering, problem-based learning (PBL) is a successful approach. However, it is not trivial to create and disseminate educational resources that support PBL activities. Learning Objects (LOs) can address these issues. Objevtive: This work aims to add to the LODM, a method of developing LO based on conceptual, instructional and interaction models, a new profile with elements characteristic of PBL. Using the mechanism that allows the extension of new profiles to the LODM, we have created the LODM+PBL. Considering this new method, we still create LOs and execute two studies in initial classes of Engineering courses, focusing on computer programming. Method: The new method consisted of the analysis of PBL activities; definition of modeling elements for PBL and its UML structure; development and evaluation of LO. The creation process was based on the Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation – ADDIE. Results: Analyzing the reports, final products and artifacts generated and a questionnaire applied at the end of tne PBL activities, we evaluated the quality of LO considering two perspectives: studentss perception and motivation; and the achievement of learning objectives. The results suggest that the LODM+PBL can be applied successfully to the creation of Los with PBL elements for the concepts of Engineering for Computing. Conclusions: Analyzing the development of OAs, it was observed that the method satisfactorily assisted in the understanding of the characteristics and requirements of PBL for creating and application of LOs. Still, the two studies have produced artifacts that evidence that the improved LODM model and the PBL methodology to stimulate and improve the understanding of the proposed educational objectives.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3259
Aparece nas coleções:CP - Programa de Pós-Graduação em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_PPGI_M_Silva, Narci Nogueira da_2017.pdf8,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.