Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32642
Título: Análise do processo de implementação de instrumentos de controle de qualidade na execução de obra de acordo com o PBQP-h: um estudo de caso em uma construtora no Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Analysis of the implementation process of quality control instruments in the execution of work according to PBQP-h: a case study at a construction company in Rio de Janeiro
Autor(es): Thomaz, João Rafael Rodrigues
Orientador(es): Kurta, Valdomiro Lubachevski
Palavras-chave: Construção civil
Controle de qualidade
Padrões de produção
Padrões de desempenho
Building
Quality control
Production standards
Performance standards
Data do documento: 20-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: THOMAZ, João Rafael Rodrigues. Análise do processo de implementação de instrumentos de controle de qualidade na execução de obra de acordo com o PBQP-h: um estudo de caso em uma construtora no Rio de Janeiro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.
Resumo: Esta pesquisa apresenta como tema central a implementação das ferramentas de gestão de qualidade na execução de obra referente aos requisitos do PBQP-H e tem como objetivo geral a analise do processo de implementação dos instrumentos de qualidade em uma obra do programa Minha casa minha vida em uma construtora na cidade do Rio de Janeiro de modo a identificar as dificuldades existentes no sistema. Quanto a metodologia trata-se de uma pesquisa exploratória, com pesquisa de campo de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada pelo método de observação da construção ao longo de três meses e a realização de uma entrevista não formalizada com o engenheiro residente da obra e o gestor de qualidade. No referencial teórico foram abordados os seguintes temas: Normalização, ISO 9001, PBQP-H, ferramentas da gestão de qualidade, programa 5S, ciclo PDCA e as barreiras para implementação da gestão de qualidade. A analise dos dados foi realizada através da análise do conteúdo observado e dos resultados da entrevista, nos quais foi possível observar que as barreiras para a gestão de qualidade estavam em grande maioria relacionadas com o fator humano como a falta de comprometimento dos colaboradores e da alta administração da empresa, também foi possível observar a influência da falta de recursos e mal uso da tecnologia como dificuldades para uma boa gestão. Com o acompanhamento da obra foi possível observar a melhoria gradual em diversos setores da empresa.
Abstract: This research presents as its central theme the implementation of quality management tools in the execution of work relating to the PBQP-H requirements and its general objective is to analyze the process of implementing quality instruments in a work under the Minha casa minha vida em program. a construction company in the city of Rio de Janeiro in order to identify the difficulties that exist in the system. As for the methodology, it is an exploratory research, with field research of a qualitative nature. Data collection was carried out using the construction observation method over three months and a non-formalized interview with the project's resident engineer and the quality manager. The following topics were covered in the theoretical framework: Standardization, ISO 9001, PBQP-H, quality management tools, 5S program, PDCA cycle and barriers to implementing quality management. Data analysis was carried out through the analysis of the observed content and the results of the interview, in which it was possible to observe that the barriers to quality management were largely related to the human factor, such as the lack of commitment of employees and high company administration, it was also possible to observe the influence of lack of resources and misuse of technology as difficulties for good management. By monitoring the work, it was possible to observe the gradual improvement in various sectors of the company.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32642
Aparece nas coleções:CM - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
implementacaocontrolequalidadepbqph.pdf2,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons