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dc.creatorPenachi, Eliza-
dc.date.accessioned2018-06-22T19:29:45Z-
dc.date.available2018-06-22T19:29:45Z-
dc.date.issued2018-05-03-
dc.identifier.citationPENACHI, Eliza. Estresse e síndrome de burnout em professores do ensino superior: contexto de adoecimento e estratégias de enfrentamento. 2018. 104 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3265-
dc.description.abstractThe present research aimed to identify and analyze strategies for coping with stress and burnout syndrome used by teachers at the Pato Branco Campus of UTFPR. The specific objectives were: To identify the occurrence and levels of stress and burnout syndrome in professors of the Pato Branco Campus of UTFPR; identify stressors reported by the research participants, and identify coping strategies for stress and burnout syndrome used by the research participants. Data were collected using the Lipp Adult Stress Symptom Inventory (ISSL), the Malasch Burnout Inventory (MBI - ED), a Structured Questionnaire and Interview. Sixty-one teachers participated in the study, 58% male and 42% female. The age ranged from 28 to 67 years and the teaching experience between 3 and 39 years. The results point to the existence of some degree of stress in 43.48% of the sample, between teachers of both sexes. Stress psychological distress is equally distributed between men and women, but physical suffering is much more evident in them than in them. Alarming levels of burnout were also found. The results obtained indicate that 26.09% of the sample did not present alteration in any of the three dimensions evaluated by MBI. Among the others, 37.68% presented alterations in one of the three dimensions of burnout and 36.23% in two or three dimensions. Alarming levels of emotional exhaustion were found in 47.82% of the sample, 26.08% in the sample, and 50.72% in the sample. The three types of coping strategies most used by participants are family support, adequate food and regular exercise, rest and leisure. It is concluded, therefore, that in addition to the cases already identified with a positive diagnosis for the burnout syndrome, 13% of the sample, the great majority of the researched population is in the process of becoming ill. Finally, considering the high levels of stress and burnout found, the results showed that only individual coping strategies are not enough to avoid the problems in the research institution.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectStress (Psicologia)pt_BR
dc.subjectBurnout (Psicologia)pt_BR
dc.subjectProfessores universitáriospt_BR
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subjectStress (Psychology)pt_BR
dc.subjectBurn out (Psychology)pt_BR
dc.subjectCollege teacherspt_BR
dc.subjectQuality of work lifept_BR
dc.titleEstresse e síndrome de burnout em professores do ensino superior: contexto de adoecimento e estratégias de enfrentamentopt_BR
dc.title.alternativeStress and burnout syndrome in higher education teachers: context of illness and coping strategiespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve por objetivo geral identificar e analisar estratégias de enfrentamento do estresse e da síndrome de burnout utilizadas por professores do Campus Pato Branco da UTFPR. Os objetivos específicos foram: Identificar a ocorrência e os níveis de estresse e da síndrome de burnout em professores do Campus Pato Branco da UTFPR; identificar agentes estressores relatados pelos participantes da pesquisa e identificar estratégias de enfrentamento do estresse e da síndrome de burnout utilizadas pelos participantes da pesquisa. Os dados foram coletados mediante a utilização do Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL), do Malasch Burnout Inventory (MBI - ED), de um Questionário Estruturado e Entrevista. Participaram do estudo 69 professores sendo 58% do sexo masculino e 42% do sexo feminino. A idade variou entre 28 e 67 anos e a experiência docente entre 3 e 39 anos. Os resultados apontam a existência de algum grau de estresse em 43,48% da amostra, entre docentes de ambos os sexos. O sofrimento psicológico pelo estresse é igualmente distribuído entre homens e mulheres, porém, o sofrimento físico é muito mais evidenciado neles do que nelas. Também foram encontrados níveis preocupantes de burnout. Os resultados obtidos apontam que 26,09% da amostra não apresentaram alteração em qualquer das três dimensões avaliadas pelo MBI. Já dentre os demais, 37,68% apresentaram alteração em uma das três dimensões do burnout e 36,23% em duas ou nas três dimensões. Foram encontrados níveis alarmantes de exaustão emocional, situação apresentada por 47,82% da amostra, de despersonalização em 26,08% da amostra, e de reduzida realização pessoal no trabalho em 50,72% da amostra. Os três tipos de estratégias de enfrentamento mais utilizadas pelos participantes são suporte familiar, alimentação adequada e exercício físico regular, repouso e lazer. Conclui-se, portanto, que além dos casos já identificados com diagnóstico positivo para a síndrome de burnout, 13% da amostra, a grande maioria da população pesquisada encontra-se em processo de adoecimento. Por fim, considerando os altos níveis de estresse e de burnout encontrados, os resultados evidenciaram que somente estratégias individuais de enfrentamento não estão sendo suficientes para evitar os problemas na instituição pesquisada.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4550223344936813pt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Edival Sebastião-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0826917150806263pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Barros, Sérgio Paes de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9739405764642066pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Edival Sebastião-
dc.contributor.referee2Dal Magro, Márcia Luíza Pit-
dc.contributor.referee3Peloso, Franciele Clara-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.subject.capesPlanejamento Urbano e Regionalpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

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