Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32743
Título: Avaliação de desempenho de servidores técnico-administrativos: uma proposta de instrumento para universidades federais
Título(s) alternativo(s): Performance evaluation of technical-administrative servants: a proposed instrument for federal universities
Autor(es): Lima, Elaine Aparecida de
Orientador(es): Carvalho, Andriele de Pra
Palavras-chave: Desempenho - Avaliação
Servidores públicos
Administração pública
Universidades e faculdades públicas
Desenvolvimento organizacional
Universidades e faculdades - Empregados
Performance - Evaluation
Public officers
Public administration
Public universities and colleges
Organizational change
Universities and colleges - Employees
Data do documento: 27-Set-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LIMA, Elaine Aparecida de. Avaliação de desempenho de servidores técnico-administrativos: uma proposta de instrumento para universidades federais. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: A Avaliação de Desempenho é uma prática de Gestão de Pessoas utilizada com o intuito de subsidiar o desenvolvimento organizacional. O presente estudo tem por objetivo propor um instrumento de avaliação adequado para técnicos-administrativos de universidades federais. Para tanto, buscou analisar como as universidades federais brasileiras avaliam seus servidores, apresentando um comparativo entre os resultados da revisão sistemática de literatura e a prática vivenciada pelas universidades. A pesquisa tem caráter qualitativo descritivo, e foi desenvolvida a partir da análise documental dos instrumentos de avaliação de desempenho de servidores técnico-administrativos de quinze universidades federais brasileiras, utilizando o software Iramuteq como instrumento de análise. Os resultados apontaram que todas as universidades pesquisadas utilizam o relacionamento e a comunicação como quesito de pontuação, e que a avaliação nas universidades pauta-se muito mais nos aspectos comportamentais, que são fatores subjetivos, sendo esta uma característica que figura como uma das fragilidades dos sistemas de avaliação na administração pública. Quando observado o sistema completo de avaliação das universidades foi possível encontrar os preceitos da avaliação 360º ou multifonte. Como fator de inovação na proposta destaca-se a inclusão do Comportamento de Cidadania Organizacional como quesito de avaliação, uma vez que o conceito figurou nos resultados da Revisão Sistemática como um fator de impacto no desempenho de servidores públicos.
Abstract: The Performance Assessment is a People Management practice used with the aim of subsidizing organizational development. The present study aims to propose an appropriate evaluation instrument for administrative technicians at federal universities. To this end, it sought to analyze how Brazilian federal universities evaluate their servers, presenting a comparison between the results of the systematic literature review and the practice experienced by the universities. The research has a descriptive qualitative character, and was developed from the documental analysis of the performance evaluation instruments of technical-administrative servants of fifteen Brazilian federal universities, using the Iramuteq software as an analysis instrument. The results showed that all the universities surveyed use relationships and communication as a point of scoring, and that evaluation at universities is based much more on behavioral aspects, which are subjective factors, which is a characteristic that appears as one of the weaknesses of the evaluation systems in public administration. When observing the complete evaluation system of universities, it was possible to find the precepts of 360º or multisource evaluation. As an innovative factor in the proposal, the inclusion of Organizational Citizenship Behavior as an evaluation item stands out, since the concept appeared in the results of the Systematic Review as an impact factor on the performance of public servants.
Descrição: Acompanha produção técnica: Avaliação de desempenho: proposta de instrumento para técnicos-administrativos de universidades federais
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32743
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
avaliacaodesempenhouniversidadesfederais.pdf2,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
avaliacaodesempenhouniversidadesfederais_produto.pdf897,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons