Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32748
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDomingues, Cristiane Coelho Barbosa-
dc.date.accessioned2023-10-23T20:10:14Z-
dc.date.available2023-10-23T20:10:14Z-
dc.date.issued2023-08-23-
dc.identifier.citationDOMINGUES, Cristiane Coelho Barbosa. Aprendizagem em geometria por meio do jogo de tabuleiro "Trilha geométrica": algumas contribuições. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32748-
dc.descriptionAcompanha: Jogo de tabuleiro: trilha geométricapt_BR
dc.description.abstractThis research aims to analyze the learning of Spatial Geometry, by a class of 3rd year high school students, through work with the board game ‘‘Geometric Trail’’, which includes the content of Geometric Solids. In view of the general objective, there are specific objectives: (i) to develop a board game about Spatial Geometry, in order to evaluate the learning of a class of 3rd year high school students, (ii) to verify the contributions of the game board game, in the process of learning Spatial Geometry in 3rd year high school students, having the following research problem: how can the board game “Geometric Trail” contribute to the learning of Spatial Geometry? The methodology adopted is qualitative, data were obtained through written records, questionnaires, audio recordings and videos produced during Mathematics classes, involving 15 students in the 3rd year of high school at a public school located in the north of Paraná. In high school, the game is little used, however, contemporary official education documents provide indications that this teaching resource can be used to enhance the teaching and learning process in the classroom. Using the game produced in this research, the mathematics teacher was able to diagnose her students' learning, their difficultiesin interpreting mathematical problems and their learning potential related to the content of Spatial Geometry: geometric solids. In the students' view, it was evident that the game allows for fun in the educational process, which corroborates the teaching work, as they were able to interact with mathematical knowledge, developing attention, communication, observation and task resolution by appropriating knowledge. mathematics, situations that favor teaching and learning. In this way, the application of the educational product “Board Game: Geometric Trail”, built on the Powerpoint program, provided playful and interactive learning among students, contributing to the improvement of the teaching and learning process in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectGeometria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectGeometry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics (High School)pt_BR
dc.subjectGames in mathematics educationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleAprendizagem em geometria por meio do jogo de tabuleiro "Trilha geométrica": algumas contribuiçõespt_BR
dc.title.alternativeLearning in geometry through the board game “Geometric track”: some contributionspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo analisar a aprendizagem de Geometria Espacial, por uma turma de estudantes do 3º ano do Ensino Médio, mediante o trabalho com o jogo de tabuleiro ‘‘Trilha geométrica’’, que contempla o conteúdo de Sólidos Geométricos. Face ao objetivo geral, tem-se os objetivos específicos: (i) desenvolver um jogo de tabuleiro sobre Geometria Espacial, a fim de avaliar a aprendizagem de uma turma de estudantes do 3º ano do Ensino Médio, (ii) verificar as contribuições do jogo de tabuleiro, no processo de aprendizagem de Geometria Espacial em estudantes do 3º ano do Ensino Médio, tendo o seguinte problema de pesquisa: como o jogo de tabuleiro “Trilha geométrica” pode contribuir para a aprendizagem de Geometria Espacial? A metodologia adotada é a qualitativa, os dados foram obtidos por meio de registros escritos, questionários, gravações de áudio e vídeos produzidos no decorrer das aulas de Matemática, envolvendo 15 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública localizada no norte do Paraná. No Ensino Médio, o jogo é pouco utilizado, contudo, os documentos oficiais de educação contemporâneos trazem indicativos de que este recurso didático possa ser utilizado para potencializar o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. A partir do jogo produzido nesta pesquisa, a professora de matemática pôde diagnosticar a aprendizagem de seus estudantes, suas dificuldades em interpretar os problemas matemáticos e suas potencialidades de aprendizagem relacionadas ao conteúdo de Geometria Espacial: sólidos geométricos. Na visão dos estudantes, ficou evidente que o jogo permite o lúdico no processo educativo, o que corrobora com o trabalho docente, já que eles puderam interagir com o conhecimento matemático, desenvolvendo atenção, comunicação, observação e resolução de tarefas ao se apropriar dos saberes matemáticos, situações que favorecem o ensino e a aprendizagem. Desta forma, a aplicação do produto educacional “Jogo de tabuleiro: Trilha Geométrica”, construído no programa Powerpoint, propiciou uma aprendizagem lúdica e interativa entre os estudantes, colaborando para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0009-9802-031Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6595014835365130pt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1489-6245pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6374015489865372pt_BR
dc.contributor.referee1Sturion, Leonardo-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6975-5343pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7994134300926513pt_BR
dc.contributor.referee2Pires, Pierre André Garcia-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2408-876Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5044005878267981pt_BR
dc.contributor.referee3Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-1489-6245pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6374015489865372pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
geometriajogotabuleirotrilha.pdf1,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
geometriajogotabuleirotrilha_produto.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons