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Título: Análise de cenários da inserção de veículos elétricos em conjunto com geradores fotovoltaicos
Título(s) alternativo(s): Analysis of scenarios for the insertion of electric vehicle in conjunction with photovoltaic generators
Autor(es): Camargo, Leonardo Henrique da Silva
Orientador(es): Urbanetz Junior, Jair
Palavras-chave: Veículos elétricos - Curitiba (PR)
Sistemas de energia fotovoltaica
Automóveis - Motores - Gás de exaustão
Estudos de viabilidade
Sustentabilidade
Investimentos - Análise
Electric vehicles - Curitiba (Brazil)
Photovoltaic power systems
Automobiles - Motors - Exhaust gas
Feasibility studies
Sustainability
Investment analysis
Data do documento: 2-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CAMARGO, Leonardo Henrique da Silva. Análise de cenários da inserção de veículos elétricos em conjunto com geradores fotovoltaicos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Esta pesquisa apresenta informações sobre veículos elétricos e o seu impacto ambiental positivo, como a redução de um dos gases causadores do efeito estufa. Além disso, o trabalho traz informações sobre os sistemas fotovoltaicos conectados à rede, seu dimensionamento e componentes, e também analisa os cenários do uso do sistema fotovoltaico em conjunto com o veículo elétrico em comparação com o uso apenas do veículo elétrico e em comparação com o uso de um veículo a combustão na cidade de Curitiba-PR. Cada vez mais, tanto no setor público, quanto no setor privado, tem se preocupado com o aumento da emissão de gases poluentes, e como os veículos elétricos estão cada vez mais presentes no mercado automotivo e se apresenta como uma solução em busca a sustentabilidade. Porém, é questionado sobre como os veículos elétricos exigirão um aumento de demanda de energia no sistema de potência, e como as fontes de energias renováveis são possíveis soluções para esse aumento de demanda. Logo, o trabalho tem por objetivo levantar modelos de veículos disponíveis no mercado, suas especificações e preços, mostrar políticas públicas já existentes, mostrar viabilidade financeira do uso de veículo elétrico, mostrar redução dos gases poluentes e propor tópicos para discussões de políticas públicas para o Brasil e principalmente para a cidade de Curitiba, a fim de incentivar o aumento do número de veículos nas cidades brasileiras. A metodologia utilizada na pesquisa foi o levantamento, para um período de 10 anos, de todos os custos reais para um investimento em um modelo de veículo elétrico de passeio, assim como para um veículo à combustão de passeio, e comparado aos custos, quando o veículo elétrico atua em conjunto com um sistema fotovoltaico. Para analisar o veículo elétrico em conjunto com o sistema fotovoltaico, foi utilizado dados de geração do carport presente na UTFPR sede Neoville, em Curitiba-PR, e feito análises de cenários de possibilidade do uso de veículos elétricos com carports. Por fim, chegou-se à conclusão que para os modelos de veículos analisados, a diferença de investimento entre um veículo a combustão e um veículo elétrico ainda é grande, onde aproximadamente 50% dessa diferença é devido ao valor alto do seguro para veículos elétricos. Conclui-se também que o uso do veículo elétrico em conjunto com sistemas fotovoltaicos, reduziu a diferença de investimento de um veículo elétrico quando comparado ao veículo convencional. Essa redução se deu devido ao retorno financeiro do sistema fotovoltaico após seu tempo de payback. Os valores mostraram que mesmo havendo a redução de investimento, o custo para possuir um veículo elétrico, comparado ao veículo à combustão, ainda não foi equalizado. Verificou-se, com a pesquisa, que as políticas públicas, e isenções de impostos possuem uma enorme importância e um grande impacto para ajudar a reduzir as diferenças de investimentos mencionadas no trabalho e aumentar a adesão aos veículos elétricos no Brasil e em Curitiba.
Abstract: This research presents information about electric vehicles and their positive environmental impact, such as the reduction of one of the gases that cause the greenhouse effect. In addition, the work brings information about the photovoltaic systems connected to the grid, its dimensioning and components, and also analyzes the scenarios of the use of the photovoltaic system in conjunction with the electric vehicle in comparison with the use of the electric vehicle only and in comparison with the use of a combustion vehicle in the city of Curitiba-PR. Increasingly, both in the public and private sectors, it has been concerned with the increase in the emission of polluting gases, and how electric vehicles are increasingly present in the automotive market and presents itself as a solution in search of sustainability. However, it is questioned how electric vehicles will demand an increase in energy demand in the power system, and how renewable energy sources are possible solutions to this increase in demand. Therefore, the objective of the work is to survey vehicle models available on the market, their specifications and prices, show existing public policies, show the financial feasibility of using electric vehicles, show a reduction in pollutant gases and propose topics for discussions of public policies for the Brazil and mainly for the city of Curitiba, in order to encourage the increase in the number of vehicles in Brazilian cities. The methodology used in the research was the survey, for a period of 10 years, of all the real costs for an investment in an electric passenger vehicle model, as well as for a passenger combustion vehicle, and compared to the costs, when the electric vehicle works together with a photovoltaic system. To analyze the electric vehicle in conjunction with the photovoltaic system, data from the generation of the carport present at the UTFPR headquarters Neoville, in Curitiba-PR, were used, and analyzes of possible scenarios for the use of electric vehicles with carports were performed. Finally, it was concluded that for the vehicle models analyzed, the investment difference between a combustion vehicle and an electric vehicle is still large, where approximately 50% of this difference is due to the high value of insurance for electric vehicles. It is also concluded that the use of the electric vehicle in conjunction with photovoltaic systems reduced the investment difference of an electric vehicle when compared to the conventional vehicle. This reduction was due to the financial return of the photovoltaic system after its payback time. The values showed that even with the reduction of investment, the cost of owning an electric vehicle, compared to a combustion vehicle, has not yet been equalized. It was found, with the research, that public policies, and tax exemptions have an enormous importance and a great impact to help reduce the investment differences mentioned in the work and increase the adhesion to electric vehicles in Brazil and in Curitiba.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32786
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