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Título: O Programa Mulheres Sim e as repercussões para o desenvolvimento regional: vivências no contexto do Instituto Federal de Santa Catarina campus São Lourenço do Oeste
Título(s) alternativo(s): Mulheres Sim Program and the repercussions for regional development: experiences in the context of Instituto Federal de Santa Catarina São Lourenço D'oeste campus
Autor(es): Morona, Mariene Peres
Orientador(es): Pezarico, Giovanna
Palavras-chave: Política pública
Universidades e faculdades públicas
Ensino técnico
Direitos das mulheres
Public policy
Public universities and colleges
Technical education
Women's rights
Data do documento: 1-Set-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: MORONA, Mariene Peres. O Programa Mulheres Sim e as repercussões para o desenvolvimento regional: vivências no contexto do Instituto Federal de Santa Catarina campus São Lourenço do Oeste. 2023. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
Resumo: O presente estudo se insere no campo da análise de políticas públicas e as repercussões para desenvolvimento regional. As políticas públicas desempenham um importante papel frente aos problemas enfrentados por milhares de pessoas. Apesar do desenvolvimento de políticas públicas voltadas para as questões sociais no Brasil, a implementação delas têm apontado para resultados distintos, indicando vulnerabilidades mais severas nas relações entre pobreza e gênero. Diante deste cenário, o estudo se estrutura a partir de diálogos entre políticas públicas, mulheres e a educação profissional e tecnológica, tendo como recorte teórico metodológico o programa Mulheres Sim, desenvolvido atualmente pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), câmpus de São Lourenço do Oeste – SC. O referido programa teve como nascedouro o denominado Programa Mulheres Mil, implantado por meio de uma política pública nacional destinada às mulheres em situação de vulnerabilidade social. O objetivo proposto é analisar o programa Mulheres Sim, a partir da perspectiva da análise de políticas públicas e suas repercussões para o desenvolvimento regional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de campo com subsídio documental. A pesquisa foi realizada nas cidades de São Lourenço do Oeste, Jupiá e Galvão, locais em que o IFSC campus de São Lourenço do Oeste realizou as edições do programa Mulheres Sim. No que diz respeito aos sujeitos de pesquisa, o estudo envolveu atores importantes que atuaram no projeto, considerando atores políticos responsáveis pela condução do projeto, IFSC e CRAS, e mulheres beneficiárias do programa. O estudo permitiu elaborar sínteses importantes sobre o contexto no qual emerge o Programa Mulheres Sim em termos de agenda decisória; identificar os atores políticos relevantes na sua implementação; caracterizar o perfil das participantes; identificar as principais repercussões em relação aos resultados originados pelo Programa Mulheres Sim, a partir da perspectiva das participantes e da instituição promotora. Em síntese, verifica-se que os alcances do programa indicam resultados objetivos evidenciados na vida das participantes, incluindo práticas aprendidas, retomada de estudos, emprego formal e informal, empreendedorismo, envolvendo também o espaço da casa como espaço produtivo. Em aspectos subjetivos, os depoimentos das participantes indicaram mudanças na mentalidade, fortalecimento das coletividades, enfrentamento dos desafios de gênero e busca por autonomias. Quanto aos limites do programa, as mesmas são principalmente identificadas em relação às cargas horárias e temáticas, do mesmo modo que há o reconhecimento de suas limitações frente as barreiras da escolaridade e as questões da informalidade do trabalho feminino.
Abstract: This study falls within the field of Public Policies with a focus on the analysis of public policies and their repercussions for regional development. Public policies play an important role in addressing the problems faced by thousands of people. Despite the development of public policies aimed at social issues in Brazil, their implementation has led to different results, indicating more severe vulnerabilities in the relationship between poverty and gender. In this context, the study is structured based on dialogues between public policies, women, and professional and technological education, and presents as a theoretical and methodological framework the Mulheres Sim program, currently developed by Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), São Lourenço do Oeste's campus. The program was born from the so-called Mulheres Mil program, implemented through a national public policy aimed at women in situations of social vulnerability. Thus, the proposed objective is to analyze the Mulheres Sim program from the perspective of public policy analysis and its repercussions for regional development. To this end, qualitative, field, and documentary research was carried out. The research was conducted in the cities of São Lourenço do Oeste, Jupiá, and Galvão, where IFSC campus of São Lourenço do Oeste held editions of the Mulheres Sim program. Regarding the research subjects, the study involved important actors who participated in the project, considering political actors responsible for conducting the project, IFSC and CRAS, and women beneficiaries of the program. The study allowed important syntheses to be elaborated on the context in which the Mulheres Sim Program emerges in terms of decision-making agenda; to identify relevant political actors in its implementation; to characterize the profile of the participants; to identify the main repercussions in relation to the results originated by the Mulheres Sim program, from the perspective of the participants and the promoting institution. In summary, it is verified that the program's achievements indicate objective results evidenced in the lives of the participants, including learned practices, resumption of studies, formal and informal employment, entrepreneurship, involving homes in productive spaces. In subjective aspects, the participants' testimonies indicated changes in mentality, individual empowerment, facing gender challenges, and seeking independence. Regarding the program's limitations, it is noted that due to the short workload, it cannot overcome the barriers of schooling and the issues of informality in female work.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32831
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