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Título: Uma arquitetura de jogos sérios para avaliação do movimento fino das mãos em dispositivos móveis
Título(s) alternativo(s): A serious game architecture for assessing fine hand movement on mobile devices
Autor(es): Pereira, Rafael de Andrade
Orientador(es): Matos, Simone Nasser
Palavras-chave: Jogos educativos
Desempenho psicomotor
Sistemas de comunicação móvel
Software - Desenvolvimento
Educational games
Psychomotor performance
Mobile communication systems
Computer software - Development
Data do documento: 20-Set-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: PEREIRA, Rafael de Andrade. Uma arquitetura de jogos sérios para avaliação do movimento fino das mãos em dispositivos móveis. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.
Resumo: Os jogos sérios, ao integrar elementos lúdicos com propósitos educativos, treinamento, diagnóstico ou reabilitação amplia sua influência no auxílio de atividades executadas por um ser humano. No campo da reabilitação os jogos sérios proporcionam atividades de coordenação motora fina essencial para movimentos precisos das mãos. Ao realizar o estudo da literatura se observou uma lacuna na utilização de dispositivos móveis como ferramentas de avaliação desse tipo de coordenação, bem como a falta de métodos de avaliação da coordenação em sua arquitetura. Este trabalho criou uma arquitetura para o desenvolvimento de jogos sérios, com foco na avaliação da coordenação motora fina em dispositivos móveis e suas tecnologias. A arquitetura integra duas leis formais: a Lei de Fitts, que relaciona tempo de movimento, amplitude e precisão, e a Lei de Hick, que prevê o tempo de reação do usuário frente a diferentes opções disponíveis. A combinação dessas leis com os protocolos estabelecidos permitiu o delineamento de uma arquitetura que pode auxiliar desenvolvedores na criação de jogos sérios com finalidade específica de avaliar a coordenação motora fina das mãos. A arquitetura também incorporou dois protocolos autorais, Prot1 e Prot2, especificamente criados para avaliar a coordenação motora fina através de sensores de movimento e interações táteis, respectivamente. Esses protocolos enriqueceram o escopo de avaliação, permitindo um entendimento mais completo das variáveis que influenciam a coordenação motora fina em contextos de dispositivos móveis. Foram criados três jogos para avaliar a arquitetura, os quais foram aplicados em um grupo de dez alunos de graduação e mestrado em computação. O primeiro jogo validou a Lei de Fitts com interações na tela, o segundo explorou sensores de movimento, e o terceiro mesclou uma avaliação customizada com a Lei de Hick, mensurando tempo de reação e precisão. A arquitetura desenvolvida pode ser incorporada não só em novos jogos, mas também em jogos sérios já existentes, otimizando sua capacidade de avaliação da coordenação motora fina. A arquitetura revelou resultados promissores, incluindo a efetiva aplicabilidade das Leis formais de Fitts e Hick em dispositivos móveis e evidenciando seu potencial na análise de interações e a introdução de uma ferramenta para avaliar a coordenação motora fina nesses dispositivos. Realizou-se uma comparação com as arquiteturas disponíveis na literatura destacando as características da arquitetura proposta, evidenciando a flexibilidade e adaptabilidade.
Abstract: Serious games, by integrating playful elements with educational, training, diagnostic, or rehabilitation purposes, broaden their influence in assisting activities performed by a human being. In the field of rehabilitation, serious games offer activities for fine motor coordination essential for precise hand movements. A study of the literature revealed a gap in the use of mobile devices as assessment tools for this type of coordination, as well as a lack of assessment methods for coordination in its architecture. This work created an architecture for the development of serious games, focusing on the assessment of fine motor coordination in mobile devices and their technologies. The architecture integrates two formal laws: Fitts' Law, which relates movement time, amplitude, and precision, and Hick's Law, which predicts user reaction time to different available options. The combination of these laws with established protocols allowed for the design of an architecture that can assist developers in creating serious games specifically aimed at evaluating fine motor coordination of the hands. The architecture also incorporated two proprietary protocols, Prot1 and Prot2, specifically created to assess fine motor coordination through motion sensors and tactile interactions, respectively. These protocols enriched the evaluation scope, allowing a more comprehensive understanding of the variables influencing fine motor coordination in the context of mobile devices. Three games were created to evaluate the architecture, which were applied to a group of ten undergraduate and master's students in computing. The first game validated Fitts' Law with screen interactions, the second explored motion sensors, and the third combined a customized assessment with Hick's Law, measuring reaction time and precision. The developed architecture can be incorporated not only into new games but also into existing serious games, optimizing their capacity to evaluate fine motor coordination. The architecture showed promising results, including the effective applicability of Fitts' and Hick's formal laws on mobile devices, demonstrating their potential in the analysis of interactions and introducing a tool to assess fine motor coordination in these devices. A comparison was made with the architectures available in the literature, highlighting the characteristics of the proposed architecture, showing its flexibility and adaptability.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32857
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