Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32915
Título: Implantação de fablabs e makerspaces: inovando a educação 4.0 em ambientes não-formais
Título(s) alternativo(s): Implementation of fablabs and makerspaces: innovating education 4.0 in non-formal environments
Autor(es): Rodrigues, Ana Paula
Orientador(es): Camargo Filho, Paulo Sérgio de
Palavras-chave: Makerspaces
Inovações educacionais
Educação não-formal
Tecnologia - Educação
Professores - Formação
Educational innovations
Non-formal education
Tecnology - Education
Teachers, Training of
Data do documento: 13-Out-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: RODRIGUES, Ana Paula. Implantação de fablabs e makerspaces: inovando a educação 4.0 em ambientes não-formais. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: A dissertação explora a conexão essencial entre FabLabs, Educação 4.0 e Makerspaces, que está revolucionando o ensino em espaços não-formais. É destacado a importância da tecnologia na Educação 4.0 e seu impacto no ensino, ressaltando a necessidade de capacitar os professores para os desafios educacionais atuais. É apresentado um modelo de implantação concreto do Programa Profissão 4.0, integrando a criação de espaços makers, como FabLabs, na rede de ensino ou espaços públicos, considerando as peculiaridades regionais. Esta pesquisa aprofunda a eficácia das abordagens STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e metodologias ativas na quarta revolução industrial, destacando como os Makerspaces, como extensões dos FabLabs, podem se tornar um epicentro de inovação. Enfatiza-se o papel crucial do ecossistema da inovação na concepção e operação desses espaços, fornecendo sugestões de conteúdos relevantes. Ao longo da dissertação, é ilustrado como a tecnologia está estreitamente ligada à Educação 4.0 e aos Makerspaces também conhecidos como espaços makers, oferecendo aos alunos a oportunidade de criar, experimentar, colaborar e desenvolver habilidades do século XXI. Também é destacado a necessidade premente de uma formação adequada dos professores para utilizar as tecnologias de forma eficaz em sua prática pedagógica. Finalmente, a dissertação contribui de forma significativa com um modelo de implantação de FabLabs e Makerspaces na rede de ensino ou espaços públicos não-formais, adaptado às particularidades de cada região, focando na promoção da inovação e no desenvolvimento de competências tecnológicas e criativas dos alunos, tudo isso no contexto desafiador da quarta revolução industrial.
Abstract: The dissertation explores the essential connection between FabLabs, Education 4.0 and Makerspaces, which is revolutionizing teaching in non-formal spaces. The importance of technology in Education 4.0 and its impact on teaching is highlighted, highlighting the need to train teachers for current educational challenges. A concrete implementation model of the Profissão 4.0 Program is presented, integrating the creation of maker spaces, such as FabLabs, in the education network or public spaces, considering regional peculiarities. This research delves into the effectiveness of STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) approaches and active methodologies in the fourth industrial revolution, highlighting how Makerspaces, as extensions of FabLabs, can become an epicenter of innovation. The crucial role of the innovation ecosystem in the design and operation of these spaces is emphasized, providing suggestions for relevant content. Throughout the dissertation, it is illustrated how technology is closely linked to Education 4.0 and Makerspaces also known as makerspaces, offering students the opportunity to create, experiment, collaborate and develop 21st century skills. The pressing need for adequate training for teachers to use technologies effectively in their pedagogical practice is also highlighted. Finally, the dissertation significantly contributes to a model for implementing FabLabs and Makerspaces in the education network or non-formal public spaces, adapted to the particularities of each region, focusing on promoting innovation and developing students' technological and creative skills. , all this in the challenging context of the fourth industrial revolution.
Descrição: Acompanha: Manual de implantação: espaço maker; Processos de implantação do fablab no programa profissão 4.0
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32915
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
implantacaomakerspacesfablabs.pdf5,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
implantacaomakerspacesfablabs_produto_1.pdf6,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
implantacaomakerspacesfablabs_produto_2.pdf4,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons