Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32945
Título: A caça ao cool: uma investigação dos caminhos metodológicos trilhados por profissionais que pesquisam tendências para organizações
Título(s) alternativo(s): The quest for cool: an investigation on the methodological pathways taken by professionals researching trends for organizations
Autor(es): Krueger, Andrea Greca
Orientador(es): Graeml, Alexandre Reis
Palavras-chave: Sociologia organizacional
Comportamento organizacional
Difusão de inovações
Análise de conteúdo (Comunicação)
Planejamento estratégico
Consumidores - Preferência
Marketing
Organizational sociology
Organizational behavior
Diffusion of innovations
Content analysis (Communication)
Strategic planning
Consumers' preferences
Data do documento: 4-Out-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: KRUEGER, Andrea Greca. A caça ao cool: uma investigação dos caminhos metodológicos trilhados por profissionais que pesquisam tendências para organizações. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Este estudo investiga os métodos utilizados por profissionais que pesquisam tendências para organizações e suas percepções sobre o coolhunting na atualidade. A pesquisa de tendências, inicialmente confundida com coolhunting, se popularizou no âmbito organizacional no final dos anos 1990 como uma ferramenta estratégica que identifica mudanças socioculturais e padrões emergentes para a obtenção de benefícios comerciais. Apesar dos esforços acadêmicos recentes, a falta de metodologias formais persiste. Por meio de entrevistas com pesquisadores que trabalham para organizações, revelou-se um caminho composto de três etapas complementares: (i) passos iniciais, de compreensão do problema e exploração do contexto, (ii) passos intermediários, para análise e validação de dados e (iii) passos finais, de tradução e transformação das informações em produtos ou serviços. Os resultados foram comparados ao modelo proposto por Gomes et al. (2021b), destacando semelhanças práticas e diferenças teóricas. Por fim, descobriu-se que, embora os entrevistados considerem o coolhunting desatualizado, o utilizam para buscar inovações no início de seus projetos. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977, 2021) associada ao software ATLAS.ti. A presente dissertação contribui para a atualização e evolução dos métodos de pesquisa de tendências e suas aplicações práticas no contexto organizacional.
Abstract: This study investigates the methods used by professionals who research trends for organizations and their perceptions about coolhunting, today. Trend research, initially confused with coolhunting, became popular at the organizational level in the late 1990s as a strategic tool that identifies sociocultural changes and emerging patterns to obtain commercial benefits. Despite recent academic efforts, the lack of formal methodologies persists. Through interviews with researchers who work for organizations, a process of three complementary stages was revealed: (i) initial steps, of understanding the problem and exploring the context, (ii) intermediate steps, for data analysis and validation, and (iii) final steps, translating and transforming information into products or services. The results were compared to the model proposed by Gomes et al. (2021b), highlighting practical similarities and theoretical differences. Finally, it was found that, although respondents consider coolhunting outdated, they use it to seek innovations at the beginning of their projects. Data analyses were based on content analysis principles proposed by Bardin (1977, 2021), in association with the software ATLAS.ti. This dissertation contributes to the updating and evolution of trend research methods and their practical applications in the organizational context.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32945
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
coolhuntingtendenciaorganizacoes.pdf5,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons