Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32954
Título: A articulação entre a educação ambiental transformadora e os pressupostos de CTSA em uma oficina temática aplicada no ensino de química
Título(s) alternativo(s): The articulation between transforming environmental education and the assumptions of CTSA in a thematic workshop applied to the teaching of chemistry
Autor(es): Moretti, Andressa Algayer da Silva
Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Palavras-chave: Educação ambiental
Aprendizagem
Química - Estudo e ensino
Environmental education
Learning
Chemistry - Study and teaching
Data do documento: 6-Fev-2023
Câmpus: Londrina
Citação: MORETTI, Andressa Algayer da Silva; ROCHA, Zenaide de Fátima Dante Correia. A articulação entre a educação ambiental transformadora e os pressupostos de CTSA em uma oficina temática aplicada no ensino de química. Educere - Revista de Educação, Umuarama, v. 22, n. 2, p. 391-409, 2022. Disponível em: https://ojs.revistasunipar.com.br/index.php/educere/article/view/8793. Acesso em: 27 nov. 2023.
Resumo: As concepções da educação ambiental transformadora articulada com a perspectiva educacional de Ciência Tecnologia Sociedade e Meio Ambiente (CTSA) nas escolas tem se destacado em virtude da valorização das questões que emergem no cotidiano dos estudantes frente ao conteúdo curricular. Esta pesquisa tem por objetivo investigar como uma proposta de oficina temática na perspectiva CTSA pode favorecer a aprendizagem de conceitos de ciências relacionados a geração de resíduos sólidos urbanos. Para isso, a oficina temática “Lixo e a poluição ambiental” foi organizada de acordo com os aportes teóricos de Marcondes (2007) e Loureiro (2004) em 5 etapas com duração total de 4 horas, aplicada em um colégio Estadual do município de Cambé – PR, durante a 7o Semana de Humanidades 2018 cujo público foi uma turma de estudantes do 2o do Ensino Médio. A realização da oficina por meio dos fundamentos de CTSA e objetivos da EA, proporcionou aos estudantes o conhecimento sobre a importância da coleta seletiva e da reciclagem no município e de seu papel social em relação à preservação ambiental. Constatou-se que o ensino mediante a articulação dos objetivos propostos pela Educação Ambiental transformadora e os pressupostos de CTSA estruturados em oficinas temáticas favoreceu o processo de aprendizagem dos estudantes em relação à importância da preservação ambiental.
Abstract: The concepts of transforming environmental education articulated with the educational perspective of science, technology, society and the environment (CTSA) in schools have stood out due to the appreciation of issues that emerge in the daily lives of those facing the curriculum content. This research aims to investigate how a thematic workshop proposal in the CTSA perspective promoted the learning of science concepts related to the generation of urban solid particles. For this, the thematic workshop "Garbage and environmental pollution" was organized according to the theoretical contributions of Marcondes (2007) and Loureiro (2004) in 5 stages with a total duration of 4 hours, applied in a State school in the municipality of Cambé PR, during the 7th Humanities Week 2018 whose audience was a class of students of the 2nd High School. The workshop through the foundations of CTSA and objectives of THE, provided students with knowledge about the importance of selective collection and recycling in the municipality and its social role in relation to environmental preservation. It was found that teaching based on an articulation of the objectives proposed by Environmental Education and the CTSA models built the construction of thematic workshops for the students' learning process in relation to the importance of environmental preservation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32954
ISSN: 1982-1123
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaoambientalctsa.pdf307,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons