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Título: O caos é uma escada? uma aproximação entre a narrativa de Sansa Stark e a violência contra a mulher no Brasil
Título(s) alternativo(s): Is chaos a ladder? an approach between Sansa Stark’s narrative and violence against women in Brazil
Autor(es): Lima, Gabriela
Orientador(es): Stankiewicz, Mariese Ribas
Palavras-chave: Estudos feministas
Violência contra as mulheres
Crime contra as mulheres
Fantasia na literatura
Women's studies
Women - Violence against
Women - Crimes against
Fantasy in literature
Data do documento: 22-Set-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: LIMA, Gabriela. O caos é uma escada? uma aproximação entre a narrativa de Sansa Stark e a violência contra a mulher no Brasil. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
Resumo: Sabe-se que a violência contra a mulher é um fenômeno global que acompanha sua história através dos tempos. Diversas obras têm procurado representar muitas causas e consequências de condutas que levam a esse tipo de violência, tais como a concepção de superioridade masculina, as relações de dependência financeira e as diferenças de cargos e salários entre homens e mulheres, entre outras. Em A Song of Ice and Fire, série de romances escritos por George R. R. Martin entre 1996 e 2011, encontra-se, na história da personagem Sansa Stark, algumas dessas causas e consequências, as quais, mesmo sendo representadas em um passado distante (não há menção de tempo específico na obra, mas supomos que os marcos temporais da narrativa indicam uma era medieval), ainda estão presentes na contemporaneidade. Sendo assim, à luz da história das mulheres, da violência contra a mulher no Brasil e de formulações sobre a fantasia, esta dissertação tem por objetivo analisar a construção da personagem Sansa Stark em As Crônicas de Gelo e Fogo, de Martin, traduzidos ao português por Jorge Candeias e Márcia Blasques, entre os anos de 2010 e 2012, ao mesmo tempo em que procura evidenciar um paralelo entre sua trajetória e a de muitas mulheres brasileiras, no que diz respeito a situações de violência. Dessa maneira, observam-se as temáticas que se configuram no texto dos romances, tais como os padrões estabelecidos na história das mulheres pelo patriarcalismo, os elementos de fantasia e a inspiração em alguns fatos históricos que alicerçam o enredo criado pelo autor e os tipos de violências vividos pela personagem alinhados com os índices de violência contra a mulher no Brasil. Além disso, faz-se uma análise acerca do caminho para o empoderamento feminino da personagem, o qual determinou sua sobrevivência na saga. Para embasar nossa pesquisa utilizamos os estudos de Michelle Perrot (2005, 2019), Virginia Woolf (2019), Simone de Beauvoir (2019, v. 1; 2019, v. 2) e Pierre Bourdieu (2012), entre outros, no que diz respeito aos estudos da mulher. Sobre a história das mulheres brasileiras vítimas de violência, trazemos um estudo específico com base em críticos como Gilberto Freyre (2013), Maria Ângela D’Incao (2004) e Mary Del Priore (2011), entre outros. Por fim, para o estudo da fantasia, autores como Tzvetan Todorov (2004), Kari Maund (2012) e David Roas (2014) foram imprescindíveis. Com esta pesquisa, constata-se que, na sociedade brasileira contemporânea, a violência contra a mulher ainda é muito pronunciada, ainda que leis e comportamentos sociais tenham melhorado a sua participação social ativa. Assim, acredita-se que trabalhos acadêmicos que investiguem as relações de sujeição da e de agressão contra a mulher ainda se fazem relevantes em diversas áreas do conhecimento.
Abstract: We know that violence against women is a global phenomenon that follows their history through time. Several works have sought to represent the many causes and consequences of behaviors that lead to this type of violence, such as the conception of male superiority, relationships of financial dependency, and differences in positions and salaries between men and women, among others. In A Song of Ice and Fire, a series of novels written by George R. R. Martin between 1996 and 2011, we find, throughout the story of the character Sansa Stark, some of those causes and consequences, which are still present in contemporary times, even though they are represented in a distant past (there is no mention of specific time in the series, but we suppose the time frames of the narrative indicate a medieval era). Therefore, in the light of women’s history, violence against women in Brazil and formulations about fantasy, this dissertation aims to analyze the construction of the character Sansa Stark in Martin’s As Crônicas de Gelo e Fogo, translated into Portuguese by Jorge Candeias and Márcia Blasques, between 2010 and 2012, while trying to highlight a parallel between her trajectory and that of many Brazilian women, with regard to situations of violence. In this way, we observe the themes that are configured in the text of the novels, such as the patterns established in women’s history by patriarchy, the fantasy elements and the inspiration in some historical facts that underpin the plot created by the author, and the types of violence experienced by the character aligned with the rates of violence against women in Brazil. In addition, we analyze the path to female empowerment of the character, which determined her survival in the saga. To support our research, we have used studies by Michelle Perrot (2005, 2019), Virginia Woolf (2019), Simone de Beauvoir (2019, v. 1; 2019, v. 2), and Pierre Bourdieu (2012), among others concerning women’s studies. About the history of Brazilian women victims of violence, we have presented a specific study based on critics such as Gilberto Freyre (2013), Maria Ângela D’Incao (2004), and Mary Del Priore (2011), among others. Finally, for the study of fantasy, authors, such as Tzvetan Todorov (2004), Kari Maund (2012), and David Roas (2014), were essential. With our research, we found that, in contemporary Brazilian society, violence against women is still very pronounced, even though laws and social behaviors have improved their active social participation. Therefore, we think that academic works that investigate relations of subjection and aggression against women is still relevant in different areas of knowledge.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32956
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