Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33020
Título: Livros paradidáticos de química: análise do tema radioatividade
Título(s) alternativo(s): Books paradidactic of chemistry: analysis of the topic radioactivity
Autor(es): Zapateiro, Gean Aparecido
Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Figueiredo, Márcia Camilo
Jacinto, Samila
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino
Radioatividade
Material didático
Chemistry - Study and teaching
Radioactivity
Data do documento: 2020
Câmpus: Londrina
Citação: ZAPATEIRO, Gean Aparecido et al. Livros paradidáticos de química: análise do tema radioatividade. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista - ENCITEC, Santo Ângelo-RS, v. 10, n. 3, p. 16-30, set./out. 2020. Disponível em: http://srvapp2s.santoangelo.uri.br/seer/index.php/encitec/article/view/2683. Acesso em: 07 Dez. 2023.
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar livros paradidáticos de química que abordem o conteúdo de radioatividade, evidenciando como autores exploram os temas transversais e a história da ciência. Para avaliação e análise dos materiais encontrados foi elaborado um quadro de acordo com os requisitos descritos no Guia Nacional dos Livros Didáticos (PNLD) de 2018, priorizando aspectos que definem as características de um livro paradidático conforme a literatura e alguns pressupostos apresentados nos trabalhos de Munakata (1997), Laguna (2001), Assis, Teixeira (2005) e Beneti (2008). A partir da análise, verificou-se em um dos livros vantagens e desvantagem, por exemplo, a maneira como os conteúdos de radioatividade estão estruturados pode induzir alunos a construírem concepções errôneas de que somente malefícios são causados a humanidade e ao meio ambiente, e a vantagem é poder utilizá-lo como suporte complementar para trabalhar a questão ambiental do lixo nuclear. Na apreciação do segundo livro, constatou-se características de um paradidático profícuo para utilização em sala de aula, pois aborda diversos temas transversais e a história da ciência como uma construção humana, conteúdos considerados relevantes para o processo educacional.
Abstract: This article aims to analyze paradidical books of chemistry that address the content of radioactivity, evidencing how authors explore the transversal themes and the history of science. In order to evaluate and analyze the materials found, a table was prepared in accordance with the requirements described in the National Guide to Textbooks (PNLD) of 2018, prioritizing aspects that define the characteristics of a books paradidactic according to the literature and some assumptions presented in the works of Munakata (1997), Laguna (2001), Assis, Teixeira (2005) and Beneti (2008). From the analysis, one of the advantages and disadvantages of a book has been found, for example, the way in which the contents of radioactivity are structured can induce students to construct erroneous conceptions that only harm is caused to humanity and the environment, and advantage is to be able to use it as complementary support to work on the environmental issue of nuclear waste. In the appreciation of the second book, it was observed characteristics of a paradidactic profitable for use in the classroom, as it approaches several crosscutting themes and the history of science as a human construction, contents considered relevant for the educational process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33020
ISSN: 2237-4450
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
livrosparadidaticosquimica.pdf899,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons