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Título: Ensino de desenho técnico por pensamento computacional
Título(s) alternativo(s): Computational thinking to teaching technical draw
Autor(es): Piacentini Junior, Edmar
Orientador(es): Damasceno, Eduardo Filgueiras
Palavras-chave: Inteligência computacional
Desenho técnico
Raciocínio
Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem ativa
Engenharia - Estudo e ensino
Computational intelligence
Mechanical drawing
Reasoning
Learning strategies
Active learning
Engineering - Study and teaching
Data do documento: 15-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: PIACENTINI JUNIOR, Edmar. Ensino de desenho técnico por pensamento computacional. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: No Ensino de Engenharia, uma das limitações de aprendizagem mais comuns é a compreensão das técnicas de abstração para representação de desenho de projeto, devido a necessidade do entendimento dos processos cognitivos tais como: Raciocínio Lógico, Sistemático e Espacial. Estes processos são a base do pensamento geométrico que visa a representa¸c˜ao de um objeto baseado em figuras 2D e 3D em um plano bidimensional. Apesar de diversas estratégias de ensino j´a desenvolvidas, o ensino ainda permanece com um car´ater Ad-Hoc, carecendo de uma abordagem científica. Objetivos: Este trabalho apresenta uma proposta de estratégia de ensino a partir da aplica¸c˜ao do pensamento computacional com intuito de facilitar a compreensão dos modelos representativos de objetos e a sistematiza¸c˜ao de uma solução de desenho de projeto. Metodologia: Foi usada uma pesquisa do tipo survey (questionário fechado) em dois momentos (Pré e Pós) contendo 17 perguntas ao total, objetivando identificar o assentamento de aprendizagem e o quanto de eleva¸c˜ao de conhecimentos sobre o Desenho Técnico. Obteve a partir das observações de 57 alunos dos cursos de Engenharia Eletrônica, Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação. Estes foram separados em dois (02) grupos de estudo, um Grupo de Experimental que recebeu as instruções com a abordagem de pensamento computacional e outro Grupo de Controle n˜ao recebeu. Resultados: A partir da observação do fenômeno e a análise dos dados dos questionários foi endereçado que a estratégia de ensino por pensamento computacional favoreceu a apreensão do conhecimento e da técnico de desenho técnico por alunos de tinham maiores dificuldades em identificar elementos de desenho tridimensional. Ademais, houve uma maior apreensão do conhecimento medido pela elevação e concentração das notas obtidas na verifica¸c˜ao de aprendizagem pelo grupo que foi exposto à estratégia de ensino por Pensamento Computacional. Conclusão: A aplica¸c˜ao da estratégia de ensino por Pensamento Computacional no Desenho Técnico contribuiu para o desenvolvimento da percepção da visão espacial, perspectiva isométrica e na forma¸c˜ao do desenho esquemático de projeto técnico em engenharia. Além de se apresentar uma ferramenta para estimular a criatividade, posto que a construção inicial do desenho se d´a no universo lúdico, é um método para transformar processos mais complexos em processos mais simplificados.
Abstract: One of the most common learning limitations in engineering education is understanding abstraction techniques for project drawing representation due to the need to understand cognitive processes such as Logical, Systematic, and Spatial Reasoning. These processes are the basis of geometric thinking, which aims to represent an object based on 2D and 3D figures on a two-dimensional plane. Despite the various strategies developed, teaching remains, lacking a scientific approach. Objectives: This work presents a proposal for a teaching strategy based on the application of computational thinking in order to facilitate the understanding of models representing objects and the systematization of a project design solution. Methodology: A survey (closed questionnaire) was used in two stages (Pre and Post) containing a total of 17 questions to identify the learning environment and the extent to which knowledge of Technical Drawing was improved based on the observations of 57 students from the Electronic Engineering, Electrical Engineering, and Control and Automation Engineering courses. They were divided into two (02) study groups, one of which received instruction using the computational thinking approach and the other did not (control group). Results:From the observation of the phenomenon and the analysis of the data from the questionnaires, it was found that the teaching strategy using computational thinking favored the apprehension of technical drawing knowledge and technique by students who had more incredible difficulty in identifying three-dimensional drawing elements. In addition, there was a greater apprehension of knowledge measured by the increase and concentration of the marks obtained in the learning check by the group exposed to the Computational Thinking teaching strategy. Conclusion: The application of the Computational Thinking teaching strategy in Technical Drawing contributed to the development of spatial vision perception, isometric perspective, and the formation of schematic drawings for technical engineering projects. In addition to being a tool for stimulating creativity, since the initial construction of the drawing takes place in the universe of play, it is a method for transposing more complex processes into more simplified ones.
Descrição: Acompanha: Sequência didática para o ensino de desenho técnico utilizando 4 pilares do pensamento computacional
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33120
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