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Título: Análise comparativa entre os métodos de dimensionamento DNER e Medina em pavimentos projetados no estado do Paraná
Título(s) alternativo(s): Comparative analysis between the DNER and Medina sizing methods in designed floors in the state of Paraná
Autor(es): Myszka, Juan Elisander
Orientador(es): Mello, Paulo Henrique Carvalho
Palavras-chave: Pavimentos flexíveis
Resistência de materiais
Calibração
Pavements, Flexible
Strength of materials
Calibration
Data do documento: 12-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: MYSZKA, Juan Elisander. Análise comparativa entre os métodos de dimensionamento DNER e Medina em pavimentos projetados no estado do Paraná. 2023. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2023.
Resumo: A malha rodoviária é parte fundamental da infraestrutura do Brasil, tendo importante papel econômico e logístico. No entanto é relatado que as condições das vias não são ideias para as atividades as quais comportam, já que muito antes do final de vida útil do projeto apresentam muitas patologias que prejudicam a segurança e qualidade do pavimento. Um fator que pode estar relacionado a isso é a forma como as estruturas são dimensionadas. O trabalho traz uma análise comparativa entre os métodos do DNER (empírico) e do método de dimensionamento Medina (mecanicista-empírico), utilizando duas estruturas dimensionadas no estado do Paraná. Foram utilizados os dados de memoriais de projeto encontrados em mídias digitais, como dados de tráfego, solo e dimensionamento proposto. Realizou-se com o auxílio do software Medina a projeção de área trincada e o afundamento de trilha de roda no pavimento durante a sua vida útil, tanto com as estruturas dimensionadas pelo método do DNER quanto com as dimensionadas pelo método Medina. Constatou que houve diferença de espessuras do pavimento utilizando os diferentes métodos, sendo que em projetos que previam um volume de tráfego maior, a utilização apenas do método DNER considerou-se insuficiente. A utilização de dimensionamento empírico não é o único fator determinante em pavimentos inadequados, no entanto fica evidente que um dimensionamento em torno de experimentos, simulações e com viés mecanicista apresenta maior confiabilidade. Verificou-se ainda as principais tensões atuantes em pavimentos dimensionados por métodos distintos e como pequenas mudanças de espessuras de camadas afetam a resistência do pavimento. Verificou-se, assim como outros estudos realizados, que o método Medina apresenta uma importante solução para o dimensionamento de pavimentos, e que através da realização de segmentos de experimentação ao longo do tempo será possível aperfeiçoar o método buscando-se uma aproximação fidedigna da estimativa do software com a realidade.
Abstract: The highway network is a fundamental part of Brazil's infrastructure, playing an important economic and logistical role. However, it is reported that the conditions of the roads are not ideal for are not ideal for their functionality, since long before the end of the project's useful life they present many pathologies that harm the safety and quality of the pavement. One factor that may be related to this is the way the structures are dimensioned. The work provides a comparative analysis between the DNER methods (empirical) and the Medina design method (mechanistic-empirical), using two structures designed in the state of Paraná. Data from project memorials found in digital media were used, such as traffic, soil, and proposed sizing data. With the help of the Medina software, the projection of the cracked area and the sinking of the wheel track into the pavement during its useful life was carried out, both with the structures dimensioned using the DNER method and those dimensioned using the Medina method. It was found that there was a difference in pavement thickness using the different methods, and in projects that anticipated a greater volume of traffic, the use of only the DNER method was considered insufficient. The use of empirical design is not the only determining factor in inadequate pavements, however, it is clear that design based on experiments, simulations, and with a mechanistic bias presents greater reliability. The main stresses acting on pavements designed using different methods are also verified and how small changes in layer thickness affect the pavement's resistance. It was verified, as well as other studies carried out, that the Medina method presents an important solution for the sizing of pavements, and that by carrying out experimental segments over time it will be possible to improve the method by seeking a reliable approximation of the estimate of software with reality.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33131
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