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Título: Análise das metodologias utilizadas em estudos de impactos ambientais em vias rodoviárias
Título(s) alternativo(s): Analysis of methodologies used in environmental impacts studies on road roads
Autor(es): Araújo Junior, Milton Sérgio de
Orientador(es): Kuritza, Joice Cristini
Palavras-chave: Rodovias
Impacto ambiental - Avaliação
Licenças ambientais
Roads
Environmental impact analysis
Environmental permits
Data do documento: 13-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: ARAÚJO JUNIOR, Milton Sérgio de. Análise das metodologias utilizadas em estudos de impactos ambientais em vias rodoviárias. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2023.
Resumo: O Brasil é um país que tem seu transporte de mercadorias e humano em sua grande maioria através de rodovias. No decorrer das décadas, sua malha viária cresceu, sendo correspondida por 1,72 milhão de quilômetros em 2022. Com as expansões das rodovias, os impactos gerados no meio ambiente podem ser de grande magnitude, pois as rodovias abrangem grande extensão e, conseguintemente, sua área de influência é extensa, com impactos sobre o meio físico, biótico e antrópico. O ateste de viabilidade ambiental da implantação de rodovias e feito mediante a emissão do licenciamento prévio, momento em que é realizada a Avaliação do Impacto Ambiental (AIA). Os documentos resultantes são o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). Diversas metodologias podem ser empregadas para a AIA, mesmo considerando empreendimentos similares. Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar as metodologias implementadas no EIA de rodovias do sudeste brasileiro, buscando verificar qual metodologia foi mais adequada, através de uma análise comparativa dos documentos disponibilizados na base de dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Abstract: Brazil is a country that largely transports goods and humans via highways. Over the decades, its road network has grown, corresponding to 1.72 million kilometers in 2022. With highway expansions, the impacts generated on the environment can be of great magnitude, as highways cover a large area and, consequently, the area of influence is extensive, with impacts on the physical, biotic and anthropic environment. The environmental viability certification of the implementation of highways is carried out through the issuance of prior licensing, at which point the Environmental Impact Assessment (AIA) is carried out. The resulting documents are the Environmental Impact Study (EIA) and its respective Environmental Impact Report (RIMA). Several methodologies can be used for EIA, even considering similar projects. Thus, this work aims to evaluate the methodologies implemented in the EIA of highways in southeastern Brazil, seeking to verify which methodology was most appropriate, through a comparative analysis of the documents available in the database of the Brazilian Institute of the Environment and Renewable Natural Resources. (IBAMA).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33144
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