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Título: Formação permanente de professores e abordagem CTSA no contexto da Cidade Educadora
Título(s) alternativo(s): Permanent education of teachers and STSE approach in the context of the Educating City
Autor(es): Bastos, Cinira Francisca Alves de
Orientador(es): Sutil, Noemi
Palavras-chave: Professores - Formação
Educação de crianças
Ciência
Tecnologia
Sustentabilidade
Currículos
Educação - Aspectos sociais
Cidadania
Teachers, Training of
Early childhood education
Science
Technology
Sustainability
Education - Curricula
Education - Social aspects
Citizenship
Data do documento: 9-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BASTOS, Cinira Francisca Alves de. Formação permanente de professores e abordagem CTSA no contexto da Cidade Educadora. 2024. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Curitiba, enquanto Cidade Educadora, revela-se como um espaço privilegiado para intelecção das relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Logo, é necessário pensar e planejar a jornada das crianças, contemplando as práticas sociais e promovendo conscientização cidadã socioambiental com ações relevantes do cotidiano, exercendo desde pequenas atitudes de respeito, tolerância, alteridade, responsabilidade, participação, criticidade e tomada de decisão. Desta forma, nesta pesquisa se tem como objetivo analisar as interpretações expressivas dos professores no desenvolvimento de processos formativos reflexivos e no planejamento de experiências pedagógicas que envolvam a Educação CTSA e questões sociocientíficas (QSC) no âmbito da Cidade Educadora no contexto da Educação Infantil. Este trabalho refere-se à pesquisa qualitativa com observação participante, a qual agrega ações com docentes, envolvendo Curso de Extensão pela UTFPR, na modalidade remota online, considerando a suspensão das atividades presenciais devido à pandemia de Covid-19. A composição dos dados se desenvolveu por meio de questionário, com intuito de conhecer o percurso profissional dos participantes, gravações em vídeo e registros escritos sobre as temáticas debatidas nos encontros online. A apreciação dos dados ocorreu mediante Análise de Conteúdo. As reflexões oriundas das expressões de profissionais vinculados à Educação Infantil perpassam três dimensões envolvendo Educação CTSA, abordagem de QSC e Cidade Educadora: (a) concepções, princípios e composições curriculares e metodológicas; (b) aspectos atinentes à Cidade Educadora; (c) entraves formativos e institucionais. Denotam-se pressupostos sobre contextos vivenciais das crianças relacionados às práticas que se referem às ciências da natureza, aspectos das relações entre seres humanos e não humanos e âmbitos de interações coadunadas ao desenvolvimento da ciência e tecnologia como construções humanas e sociais. Evidenciaram-se, ainda, a premência e viabilidades concernentes à concepção de relações e interações entre sujeitos em racionalidade comunicativa. Aponta-se a imprescindibilidade de ações formativas em caráter permanente, salientando a insuficiência da formação inicial em Pedagogia para atuação na Educação Infantil. Como produto educacional da pesquisa, propõese um e-book para divulgar as ações de um grupo de estudo a partir do Curso de Extensão, que possa alicerçar outros profissionais da Educação Infantil sobre os processos de aprendizagem das crianças na perspectiva da abordagem CTSA e Cidade Educadora.
Abstract: Curitiba, as an Educating City, reveals itself as a privileged space for understanding the relations between Science, Technology, Society and Environment (STSE). Therefore, it is necessary to think and plan the journey of children, contemplating social practices and promoting sócio-environmental citizen awareness with relevant daily actions, exercising from small attitudes of respect, tolerance, otherness, responsibility, participation, criticality and decision making. Thus, this research aims to analyze the expressive interpretations of teachers in the development of reflective formative processes and in the planning of pedagogical experiences that involve STSE Education and sócio-scientific issues (SSI) within the scope of the Educating City in the context of Early Childhood Education. This work refers to qualitative research with participant observation, which aggregates actions with teachers, involving an Extension Course by UTFPR, in the online remote modality, considering the suspension of face-to-face activities due to the Covid-19 pandemic. The composition of the data is developed through a questionnaire, in order to know the professional trajectory of the participants, video recordings and written records on the topics discussed in the online meetings. Data appreciation takes place through Content Analysis. The reflections arising from the expressions of professionals linked to Early Childhood Education permeated three dimensions involving STSE Education, SSI approach and Educating City: (a) conceptions, principles and curricular and methodological compositions; (b) aspects related to the Educating City involving the conception of relationships between beings and areas of interaction alluding to collective compositions; (c) formative and institutional barriers. Assumptions about the children’s experiential contexts related to the practices that refer to the natural sciences, aspects of the relationships between beings and areas of interactions in line with the development of science and technology as human and social constructions are denoted. The urgency and feasibility concerning the conception of relationships and interactions between subjects in communicative rationality were also evidenced. The indispensability of educational actions on a permanent basis is pointed out, highlighting the insufficiency of initial education in Pedagogy to work in Early Childhood Education. As an educational product of the research, an e-book is proposed to disseminate the actions of a study group from the Extension Course, which can support other professionals in Early Childhood Education on children’s learning processes from the perspective of the STSE approach and Educating City.
Descrição: Acompanha: Abordagem CTSA no contexto da Cidade Educadora: perspectivas para a educação infantil
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33189
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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