Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33214
Título: Literatura como agente transformador: reflexões e propostas didático-metodológicas acerca do uso do texto literário no ensino de Inglês como segunda língua
Título(s) alternativo(s): Literature as an agent of transformation: reflections and didactic-methodological proposals about the use of the literary text in the teaching of english as a second language
Autor(es): Luz, Carolyne Soares Miranda da
Orientador(es): Sanfelici, Aline de Mello
Palavras-chave: Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.]
Aquisição da segunda língua - Estudo e ensino
Aprendizagem
Literatura - Estudo e ensino
English language - Study and teaching
English language - Study and teaching - French, [Spanish, etc.] speakers
Second language acquisition - Study and teaching
Learning
Literature - Study and teaching
Data do documento: 5-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LUZ, Carolyne Soares Miranda da. Literatura como agente transformador: reflexões e propostas didático-metodológicas acerca do uso do texto literário no ensino de Inglês como segunda língua. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Frente à escassez de materiais didático-metodológicos acerca do uso da literatura no ensino de inglês como língua estrangeira no Brasil, o presente trabalho tem como objetivo apresentar propostas de reflexão e intervenção para essa problemática, evidenciando o papel engrandecedor da literatura no ensino de inglês, bem como nortear futuros docentes interessados no tema, em um estudo que se apresenta como uma revisão de literatura na área. Primeiramente, é traçado um panorama histórico acerca do ensino de literatura no país, como ele evoluiu ao longo do tempo e quais as principais mudanças vistas na atualidade, no que se constitui a matéria literária e propostas metodológicas inovadoras. Na sequência, visa-se entender a importância e os benefícios do uso do texto literário especificamente no ensino de língua inglesa, com metodologias que englobem as competências de listening, reading, writing e speaking. Entende-se que a literatura é um veículo de transformação no ensino da língua estrangeira, uma vez que imerge os alunos em cenários e contextos plurais, fazendo com que a aprendizagem da segunda língua ganhe um significado maior, gerando encontro com o diferente, com o outro. Ademais, a literatura carrega consigo o poder de ensinar tanto competências linguísticas simultâneas quanto de expandir os próprios processos cognitivos de aprendizagem, fazendo com que o aluno não só aprenda conceitos isolados da língua, mas também seus contextos de uso e culturas diversas. Por fim, este trabalho aponta para novas possíveis pesquisas a serem feitas no âmbito da literatura na educação no Brasil, tanto com o foco em línguas como evidenciando o sujeito aluno-professor.
Abstract: Considering the scarcity of didactic-methodological materials on the use of literature in the teaching of English as a foreign language in Brazil, the present work aims to convey proposals of reflection and intervention for this problem, highlighting the magnifying role of literature in the teaching of English, as well as functioning as a guide for future teachers interested in the subject, in a study that presents itself as a review of literature on the matter. At first, a historical overview of the teaching of literature in the country is drawn, how it has evolved over time and what are the main changes seen today, in what constitutes literary material and innovative methodological proposals. Then, we proceed to understand the importance and benefits of using literary texts specifically in English language teaching, with methodologies that encompass listening, reading, writing and speaking skills. It is understood that literature is a vehicle of transformation in foreign language teaching, as it immerses students in a plurality of scenarios and contexts, making second language learning gain a greater meaning, promoting encounters with the different, with the other. Furthermore, literature carries with it the power to teach simultaneous linguistic skills at the same time that it expands the cognitive learning processes itself, making the student not only learn isolated concepts of the language, but also its contexts of use and different cultures. Finally, this work points to new possible research to be done in the field of literature in education in Brazil, both with a focus on languages and highlighting the student-teacher subject.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33214
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Letras Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
textoliterarioensinoingles.pdf361,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons