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Título: Que tal falar na minha língua?: educação, linguagens de programação e apropriações críticas em articulação com a BNCC
Título(s) alternativo(s): How about talking in my language?: Education, programming and critical appropriation in connection with the BNCC
Autor(es): Machado, Aline Alvares
Orientador(es): Amaral, Marilia Abrahão
Palavras-chave: Pedagogia crítica
Tecnologia
Linguagem de programação (Computadores)
Educação Básica
Cultura
Política pública
Tecnologia da informação
Computação - Estudo e ensino
Estudantes do ensino fundamental
Critical pedagogy
Technology
Programming languages (Electronic computers)
Basic education
Culture
Public policy
Information technology
Computer science - Study and teaching
School children
Data do documento: 5-Mai-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MACHADO, Aline Alvares. Que tal falar na minha língua?: educação, linguagens de programação e apropriações críticas em articulação com a BNCC. 2024. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: A pesquisa aborda a importância da discussão crítica acerca da Cultura Digital, uma das dez Competências Gerais apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e propõe uma aproximação entre as práticas pedagógicas e as práticas sociais por meio de teorias críticas da Educação e por meio da Teoria Crítica da Tecnologia. Entende-se que as práticas escolares não devem se restringir à perspectiva instrumental, sendo imprescindível que abordem as questões sociais e éticas relativas aos objetos cognoscíveis em seus contextos. A apropriação crítica dos artefatos e a produção de sentidos pelos e pelas estudantes, no entanto, têm sido temáticas pouco presentes nas políticas públicas analisadas ao longo da pesquisa bibliográfica, justificando a necessidade de uma análise crítica do contexto documental e a necessidade de evidenciar possíveis apropriações críticas das tecnologias no contexto escolar. Por isto, a pergunta orientadora desta pesquisa é: seria possível produzir apropriações críticas das tecnologias digitais, conforme proposto na BNCC, a partir de práticas experimentais em sala de aula? O objetivo é observar e analisar as apropriações produzidas pelos e pelas estudantes em um contexto pedagógico aberto, estimulando a produção de diálogos mais amplos e aprofundados sobre a história, o desenvolvimento e os usos das tecnologias digitais, de acordo com temas afins ao campo CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), centralizando a humanização das relações entre pessoas e tecnologias digitais. Para isso, foi proposta uma pesquisa de campo, do tipo pesquisa-ação, observando e analisando as apropriações realizadas por uma turma de estudantes de Ensino Fundamental de uma escola municipal de Curitiba no uso de artefatos digitais, dentre os quais diferentes linguagens de programação. Os dados foram coletados por meio de observação participante e diário de pesquisa, técnica característica da pesquisaação. Os documentos analisados na etapa documental e os dados gerados a partir da pesquisa de campo foram analisados de acordo com a técnica da análise do discurso de Bardin (1977). Concluiu-se a presença de um pensamento determinista na concepção da Competência Cultura Digital, sinalizando a necessidade de uma apropriação crítica das Competências Gerais da BNCC. As análises também permitiram evidenciar que houve uma apropriação crítica dos estudantes com relação ao uso das tecnologias digitais. Esse achado corrobora com a tese de que uma ação pedagógica com viés crítico, permeada pelo campo CTS, pode iniciar a construção de uma práxis pedagógica crítica humanizadora. Neste caso, para além da crítica, a prática em questão permitiu questionar a centralidade dos processos de decisão na comunidade escolar. Os resultados da pesquisa também indicam que é possível, em uma prática pedagógica de orientação CTS, abordar aspectos sociocientíficos, como as linguagens de programação, articulados a um contexto social que, neste caso, foi um problema da comunidade escolar definido pelos/as estudantes.
Abstract: The study focuses on the significance of critical discussion about Digital Culture, which is one of the ten General Competencies listed in the National Common Curricular Base (BNCC). It proposes a convergence of pedagogical and social practices via critical theories of education and critical theory of technology. School practices must be unrestricted to the instrumental perspective. As a result, they must address social and ethical issues concerning knowable objects in their contexts. According to the bibliographic research, the critical appropriation of artifacts and the production of meanings by students are not expressive themes among the policies studied. As a result, it provides a foundation for a critical analysis of the documentary context while also highlighting the need to highlight potential critical appropriations of technologies in the school context the research question is: is it possible to generate a critical understanding of digital technologies, as proposed in the BNCC, through experimental practices in the classroom? The goal is to observe and analyze the appropriations made by students in an open pedagogical context, stimulating the creation of broader and deeper dialogues about the history, development, and applications of digital technologies, based on STS (Science, Technology, and Society) themes, with the humanization of relationships between people and digital technologies playing a central role. This study was oriented toward action-research field research to investigate the appropriations carried out by a group of elementary school students from a municipal school in Curitiba using digital artifacts, including programming languages. Data was gathered through participant observation and a research diary, which is a common technique in action research. The field research’s documents and data were analyzed using Bardin’s discourse analysis technique (1977). The presence of deterministic thinking in the Digital Culture Competence concept seeks to signal the need for a critical appropriation of the BNCC General Competencies, particularly the BNCC Competencies. The study also revealed students’ critical appropriations of digital technologies. These findings support the hypothesis that a critical pedagogical action permeated by the STS field can contribute to the development of a humanizing critical pedagogical praxis. In this case, the field practice allowed us to question the importance of decision-making processes in the school community, in addition to criticizing them. The findings also suggest that, in an STS-oriented pedagogical practice, it is possible to approach sócio-scientific aspects, such as programming languages, articulated to a social context, in this case, a problem of the school community defined by the students. This work demonstrates that the STS field is on the rise, fostering new understandings and approaches that can apply concepts from this field to socially relevant topics for the students involved, thereby promoting learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33255
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