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Título: Transformando o aprendizado na era da IA: integração de um LLM no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Rethinking learning in the Artificial Intelligence era: incorporating an LLM in elementary school
Autor(es): Ribeiro, Thyago de Azevedo
Orientador(es): Fávero, Eliane Maria De Bortoli
Palavras-chave: Educação
Inteligência artificial
Linguagem de programação (Computadores)
Aprendizado do computador
Education
Artificial intelligence
Programming languages (Electronic computers)
Machine learning
Data do documento: 30-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: RIBEIRO, Thyago de Azevedo. Transformando o aprendizado na era da IA: integração de um LLM no ensino fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
Resumo: Com a evolução dos modelos de Linguagem em Larga Escala (do inglês, LLM) conversacionais, como o chatGPT, e a disponibilidade de Application Programming Interface (API) para acessar essa tecnologia, houve a necessidade de maior controle sobre o funcionamento desta ferramenta. A engenharia de prompt, uma área de estudo focada em aprimorar métodos e técnicas para controlar melhor as respostas desses modelos, desempenha um papel crucial nesse contexto. Essa abordagem envolve a inclusão de informações adicionais na chamada inicial do usuário, como regras e papéis que o modelo deve assumir, bem como detalhes sobre o perfil do usuário. Neste trabalho, o modelo GPT 3.5 foi empregado na criação de uma aplicação web destinada ao ensino de crianças do terceiro ano do ensino fundamental, com idades entre 8 e 9 anos. O projeto aplicou um padrão de prompt controlado que assume o papel de um professor, acompanhado de um conjunto de regras para modelar a interação com o LLM. Isso permitiu que as crianças fizessem perguntas à ferramenta sobre temas específicos. As respostas foram adaptadas aos questionamentos das crianças, e a eficácia da aplicação foi avaliada por especialistas na área, onde foi obtido uma avaliação favorável as respostas geradas pelo modelo proposto. Este processo demonstrou a viabilidade e a eficiência da engenharia de prompt na personalização da experiência educacional para o público infantil, mas ainda existem muitos aspectos que podem ser melhorados.
Abstract: With the evolution of conversational Large Language Models (LLMs), such as ChatGPT, and the availability of an Application Programming Interface (API) to access this technology, there emerged a need for greater control over the functioning of this tool. Prompt engineering, a field of study focused on enhancing methods and techniques to better control the responses of these models, played a crucial role in this context. This approach involves the inclusion of additional information in the user’s initial call, such as rules and roles that the model should assume, as well as details about the user’s profile. In this work, the GPT 3.5 model was employed in the creation of a web application aimed at educating children in the third grade of elementary school, aged between 8 and 9 years. The project focused on developing a controlled prompt pattern that assumes the role of a teacher, accompanied by a set of rules to model the interaction with the LLM. This allowed the children to ask the tool questions on specific topics. The responses were tailored to the children’s inquiries, and the effectiveness of the application was evaluated by experts in the field. The conclusion of this process demonstrated the viability and efficiency of prompt engineering in personalizing the educational experience for the child audience, however, many aspects still can be improved in the future.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33262
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