Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33297
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Antonella-
dc.date.accessioned2024-02-07T20:26:17Z-
dc.date.available2024-02-07T20:26:17Z-
dc.date.issued2023-05-25-
dc.identifier.citationFERNANDES, Antonella. Atividades de modelagem matemática no ensino fundamental: um olhar para a ludicidade. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33297-
dc.descriptionAcompanha: Atividades de modelagem matemática com ludicidade: sugestões para o ensino fundamentalpt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to investigate how mathematical modelling activities can be developed in elementary school in order to be characterized as ludic activities. For this, three mathematical modelling activities were developed, of which two were analyzed in this research report. These activities were developed with three sixth grade classes, with students aged 11 and 12, from a state school in northern Paraná. For data production, we used a camcorder, audio recorders, the teacher-researcher’s field diary and the written records produced by the students were collected. For research development, we based on a qualitative approach, which guided the elaboration, development and analysis of modelling activities. For the analysis, we searched the data for aspects that would provide evidence of the development of ludicity, according to the theoretical framework defined from bibliographic studies, that indicates three characteristics for the development of ludicity: (i) the pedagogical intentionality; (ii) the environment; and (iii) the subject. From the analyses, we observed the potential of mathematical modelling activities to be configured as ludic activities for students, since they work with themes concerning their interests, promote a learning environment that differs from what they are used to, provide a collaborative work and, particularly in the context of Elementary School, provide opportunities for the confection and/or manipulation of materials that can help in the understanding and mathematical approach to the problem situation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectAtividades criativas na sala de aulapt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino Fundamental)pt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.subjectCreative activities and seat workpt_BR
dc.subjectMathematics (Fundamental educativon)pt_BR
dc.titleAtividades de modelagem matemática no ensino fundamental: um olhar para a ludicidadept_BR
dc.title.alternativeMathematical modelling activities in elementary school: a look at ludicitypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar como atividades de modelagem matemática podem ser desenvolvidas no Ensino Fundamental de modo a serem caracterizadas como atividades lúdicas. Para isso, foram desenvolvidas três atividades de modelagem matemática, das quais duas foram analisadas neste relatório de pesquisa. Essas atividades foram desenvolvidas com três turmas de sextos anos, com alunos de 11 e 12 anos, de uma escola estadual do norte do Paraná. Para a produção dos dados, utilizamos uma filmadora, gravadores de áudio, diário de campo da professora-pesquisadora e foram recolhidos os registros escritos produzidos pelos alunos. Para o desenvolvimento da pesquisa, nos pautamos em uma abordagem qualitativa, que orientou a elaboração, o desenvolvimento e a análise das atividades de modelagem. Para as análises, buscamos nos dados aspectos que fornecessem indícios do desenvolvimento de ludicidade, conforme quadro teórico definido a partir de estudos bibliográficos, que indica três características para o desenvolvimento da ludicidade: (i) a intencionalidade pedagógica; (ii) o ambiente; e (iii) o sujeito. A partir das análises, observamos o potencial de atividades de modelagem matemática em se configurarem como atividades lúdicas para os alunos, uma vez que trabalham com temáticas concernentes ao interesse deles, promovem um ambiente de aprendizagem que se difere do qual estão habituados, proporcionam um trabalho colaborativo e, particularmente no contexto do Ensino Fundamental, oportunizam a confecção e/ou manipulação de materiais que podem auxiliar no entendimento e na abordagem matemática da situação-problema.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-4167-9518pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8100873991839028pt_BR
dc.contributor.advisor1Tortola, Emerson-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6716-3635pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3984024867334867pt_BR
dc.contributor.referee1Tortola, Emerson-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6716-3635pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3984024867334867pt_BR
dc.contributor.referee2Araman, Eliane Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1808-2599pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1237757168533855pt_BR
dc.contributor.referee3Teodoro, Flavia Pollyany-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6535-0296pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2953276714974358pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
modelagemmatematicaludicidadefundamental.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
modelagemmatematicaludicidadefundamental_produto.pdf744,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons