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Título: As hortas comunitárias no Programa Comunidade Escola: para além dos muros da unidade escolar
Título(s) alternativo(s): Community gardens in the School Community Program: beyond the walls of the school unit
Autor(es): Krelling, Ligia Marcelino
Orientador(es): Casagrande Junior, Eloy Fassi
Palavras-chave: Educação ambiental
Comunidades
Horticultura
Segurança alimentar
Desenvolvimento urbano sustentável
Escolas - Aspectos sociais
Escolas - Aspectos ambientais
Soberania alimentar
Environmental education
Communities
Horticulture
Food security
Sustainable urban development
Schools - Social aspects
Schools - Environmental aspects
Food sovereignty
Data do documento: 22-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: KRELLING, Ligia Marcelino. As hortas comunitárias no programa comunidade escola: para além dos muros da unidade escolar. 2024. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: As hortas comunitárias escolares integram a categoria de ações capazes de proporcionar benefícios ambientais, sociais e culturais para os ambientes e para os atores envolvidos. Dentre estes, podemos citar a regulação de microclimas urbanos, a segurança alimentar, o incentivo à Educação Ambiental (EA), o suporte à diversidade e à resiliência de comunidades. Esta Tese corrobora estas afirmativas, e versa sobre a apropriação de espaços escolares para a construção de hortas comunitárias por meio do Programa Comunidade Escola, nos anos de 2020-2021. O objetivo deste Programa é promover oportunidades de envolvimento de comunidades em atividades comunitárias relacionando o ciclo do alimento e os desperdícios, segurança e soberania alimentar. Ele estabelece vínculos entre pessoas, comunidades, saberes e conhecimentos formais e não formais, sobre o cuidado com as hortas, favorecendo a apropriação e os relacionamentos. Este estudo, com enfoque metodológico qualitativo e exploratório, teve por objetivo geral investigar as potencialidades de propostas de ações e iniciativas de Educação Ambiental no Programa Comunidade Escola, nos anos de 2020-2021, em hortas comunitárias escolares. Foi feita uma pesquisa de campo para coleta de dados por meio de questionários, com professores de diversos componentes curriculares, entrevistas semi-estruturadas com os professores do Programa Comunidade Escola, e moradores que passaram a participar ativamente de hortas comunitárias. Os resultados demonstraram uma diversidade de olhares segundo as correntes de EA, destacando-se aquelas mais frequentes e imediatistas como a recursista e a naturalista. Porém, paralelamente, verificou-se a presença de ações e iniciativas interdisciplinares e transversais sobre as questões socioambientais, a segurança alimentar, a importância das hortas nos espaços escolares e os saberes e conhecimentos dos moradores e participantes da pesquisa. As considerações finais da Tese reportam-se ao alcance do objetivo geral e à consolidação do espaço de pesquisa de EA conquistado pela pesquisadora.
Abstract: School community gardens are part of the category of actions capable of providing environmental, social and cultural benefits for the environments and actors involved. Among these, we can mention the regulation of urban microclimates, food security, encouragement of Environmental Education (EE), support for diversity and resilience of communities. This Dissertation corroborates these statements, and deals with the appropriation of school spaces for the construction of community gardens through the Community School Program, in the years 2020-2021. The objective of this Program is to promote opportunities for community involvement in community activities relating the food cycle and waste, security and food sovereignty. It establishes links between people, communities, knowledge and formal and non-formal knowledge about garden care, favoring ownership and relationships. This study, with a qualitative and exploratory methodological focus, had the general objective of investigating the potential of proposals for Environmental Education actions and initiatives in the Community School Program, in the years 2020-2021, in school community gardens. Field research was carried out to collect data through questionnaires, with teachers from different curricular components, semi-structured interviews with teachers from the Community School Program, and residents who began to actively participate in community gardens. The results demonstrated a diversity of perspectives according to EA currents, highlighting those that are more frequent and immediate, such as recursive and naturalistic. However, at the same time, there was the presence of interdisciplinary and transversal actions and initiatives on sócio-environmental issues, food security, the importance of vegetable gardens in school spaces and the knowledge of residents and research participants. The final considerations of the Dissertation refer to the achievement of the general objective and the consolidation of the EA research space achieved by the researcher.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33356
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