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Título: Análise de custos dos materiais entre pavimentos asfálticos e intertravados com peças de concreto pré-moldadas
Título(s) alternativo(s): Cost analysis of materials between asphalt pavements and innterlocked with precast concrete pieces
Autor(es): Lima, Bárbara dos Santos
Orientador(es): Santos, Eliana Fernandes dos
Palavras-chave: Blocos de concreto
Pavimentos de concreto asfáltico
Pavimentos de asfalto
Concrete blochs
Pavements, Asphalt concrete
Pavements, Asphalt
Data do documento: 9-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: LIMA, Bárbara dos Santos. Análise de custos dos materiais entre pavimentos asfálticos e intertravados com peças de concreto pré-moldadas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2023.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo realizar uma análise de custos entre pavimentos asfálticos e intertravados com blocos de concreto pré-moldados dimensionados para diferentes níveis de tráfego, a partir de estudos anteriores acerca do dimensionamento de pavimentos flexíveil pelo método DNER, foram dimensionados pavimentos intertravados pelo método concebido pela Associação Brasileira de Cimento Portland para diferentes valores de tráfego. Para o levantamento de custos das estruturas foi utulizada a tabela do Sistema Nacional de Custos. Após a análise dos custos, verificou-se que os pavimentos asfálticos apresentaram valores mais elevados do que os pavimentos intertravados. Essa diferença revelou que os custos dos pavimentos intertravados são de aproximadamente 30% dos custos dos pavimentos flexíveis. Isto ocorreu em função do emprego do concreto asfáltico na camada de revestimento, que aumentou consideravelmente os valores das estruturas. Conclui-se que os pavimentos intertravados pode ser uma alternativa à pavimentação asfáltica, quando a aplicação desses se torna inviável, seja por motivo técnico ou motivos econômicos.
Abstract: The objective of this work was to perform a cost analysis between asphalt pavements and interlocked pavements with precast concrete blocks designed for different levels of traffic. Based on previous studies regarding the flexible pavement design using the DNER method, interlocked pavements were designed using the method conceived by the Brazilian Portland Cement Association for different traffic values. The National Cost System table was used for the cost assessment of the structures. After the cost analysis, it was found that asphalt pavements had higher values compared to interlocked pavements. This difference revealed that the costs of interlocked pavements are approximately 30% of the costs of flexible pavements. This occurred due to the use of asphalt concrete in the surface layer, significantly increasing the values of the structures. It is concluded that interlocked pavements can be an alternative to asphalt pavement when the application of the latter becomes unfeasible, either for technical or economic reasons.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33394
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