Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3341
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDamin, Willian-
dc.date.accessioned2018-08-16T15:17:38Z-
dc.date.available2018-08-16T15:17:38Z-
dc.date.issued2018-07-10-
dc.identifier.citationDAMIN, Willian. A educação estatística e a formação inicial de professores de matemática: contribuições de um projeto para a constituição dos saberes docentes. 2018. 148 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3341-
dc.descriptionAcompanha: Proposta pedagógica para o ensino de estatística e probabilidade na formação inicial de professores de matemáticapt_BR
dc.description.abstractThis doctoral dissertation is linked to the Postgraduate Program in Teaching Science and Technology, at the Federal University of Technological - Paraná (UTFPR), attached to the research group Didactic Material for Probability and Statistics Teaching in Basic and Higher Education. The research presents an analysis about the contributions of the offer of a Project of Statistics Teaching in the initial formation of Mathematics teachers for the development of statistical skills and for the teaching practice. To achieve the proposed objective, was based on theoretical bases on the formation of Mathematics teachers, the national curricular guidelines for teacher training, the teaching knowledge and, the field of Statistics Education and the statistical skills. The methodological procedures adopted were based on the concepts of qualitative research. It has elaborated and implemented a statistics teaching project, consisting of Statistics and Probability tasks, reading and discussion of scientific articles, statistics research and the graduates were invited to elaborate a teaching activity. Participed in the project, 11 (eleven) graduates from a public university in the State of Paraná, Brazil, which lasted 36 (thirty-six) classes. As an instrument for data collection, we used the tasks of Statistics and Probability, the learning narratives and the reflective memorials. The analysis of the data collected was carried out in the light of the Discursive Textual Analysis theory that allowed the interpretation and understanding of the records produced by the participating graduating. Among some of the results found stand out: 1) The intrinsic relation of statistics competences with teaching and learning, since the project carried out allowed to identify the statistical skills as disciplinary knowledge; 2) The actions of the trainer can alter the relations of the graduating with the knowledge; 3) The discussion of the importance of the approximation and articulation between Hight Education and Basic Education; 4) The manifestation and development of the knowledges teaching the knowledge necessary for teaching. The development of the research allowed to elaborate a pedagogical proposal as educational product, that collaborates with the initial formation process of the graduating in Mathematics.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectEstatística - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProbabilidades - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAlfabetização matemáticapt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectMathematics teacherspt_BR
dc.subjectStatistics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectProbabilities - Study and teachingpt_BR
dc.subjectNumeracypt_BR
dc.titleA educação estatística e a formação inicial de professores de matemática: contribuições de um projeto para a constituição dos saberes docentespt_BR
dc.title.alternativeStatistics education and initial formation of mathematics teachers: contributions of a project for the constitution of teaching knowledgept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoEsta tese está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), atrelada ao grupo de pesquisa Material Didático para o Ensino de Probabilidade e Estatística na Educação Básica e Superior. A pesquisa apresenta uma análise sobre as contribuições da oferta de um Projeto de Ensino de Estatística na formação inicial de professores de Matemática para o desenvolvimento das competências estatísticas e para a prática docente. Para alcançar o objetivo proposto, pautou-se em bases teóricas sobre a formação de professores de Matemática, as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores, os saberes docentes e, o campo da Educação Estatística e as competências estatísticas. Os procedimentos metodológicos adotados foram pautados nos conceitos da pesquisa qualitativa. Foi elaborado e implementado um projeto de ensino de Estatística, composto por tarefas de Estatística e Probabilidade, leitura e discussão de artigos científicos, investigação e estatística e os licenciandos foram convidados a elaborarem uma atividade de ensino. Participaram do projeto, 11 (onze) licenciandos de uma universidade pública do Estado do Paraná, Brasil, com duração de 36 (trinta e seis) aulas. Como instrumento para coleta dos dados, utilizou-se as tarefas de Estatística e Probabilidade, as narrativas de aprendizagem e os memoriais reflexivos. A análise dos dados coletados foi realizada à luz da teoria da Análise Textual discursiva que permitiu a interpretação e compreensão dos registros produzidos pelos licenciandos participantes. Dentre alguns dos resultados encontrados, destaca-se: 1) A relação intrínseca das competências estatísticas com o ensino e aprendizagem, pois o projeto realizado permitiu identificar as competências estatísticas como saberes disciplinares; 2) As ações do formador podem alterar as relações dos licenciandos com o saber; 3) A discussão da importância da aproximação e articulação entre Ensino Superior e Educação Básica; 4) A manifestação e desenvolvimento dos saberes docentes saberes necessários à docência. O desenvolvimento da pesquisa proporcionou elaborar uma proposta pedagógica como um produto educacional, que colabore com o processo de formação inicial do licenciando em Matemática.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4292744024160834pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos Junior, Guataçara dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5026078100746374pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pereira, Rudolph dos Santos Gomes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3796193323524023pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Patrícia Sandalo-
dc.contributor.referee2Coelho Neto, João-
dc.contributor.referee3Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
dc.contributor.referee4Silva, Sani de Carvalho Rutz da-
dc.contributor.referee5Santos Junior, Guataçara dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_D_Damin, Willian_2018.pdf2,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_D_Damin, Willian_2018_1.pdf692,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.