Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33467
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHirata, Andrei Inoue-
dc.date.accessioned2024-02-23T20:35:29Z-
dc.date.available2024-02-23T20:35:29Z-
dc.date.issued2023-11-17-
dc.identifier.citationHIRATA, Andrei Inoue. Recomendações de acessibilidade para game design document. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33467-
dc.description.abstractGames have been part of human activities since Antiquity. Sport smanship and pleasure in the competition are present in the most diverse cultures. However, digital games only began to assume greater importance in the entertainment industry and academia from technological advances in the1970s and1980s. The development of a digital game requires, inaddition to technical knowledge, perseverance, creativity, and dedication.There are techniques to collect and keep all relevant information about a game’s design to assist this process. In this sense, Game Design Document (GDD) is a document that helps the planning of all elements (style of the game, characters, scenarios, gameplay, soundtrack, animations, etc.) that will be part of the match. However, for the development of games aimingat the accessibility of several classes of users, there is no standard capable of representing the various requirements involved,makingit challenging to develop application soft his nature. To ensure access to products, services, and information for people with disabilities (auditory, physical,visual,mental),various entities, including private companies, United Nations(UN), and governments, have encouraged initiatives, such as the World Wide Web Consortium (W3C), which proposes accessibility and usability standards for the Web; the Brazilian Congress of Research and Development in Assistive Technology (CBTA)which provides technological and technical support, and specifically in the are a of digital games, the Game Accessibility Special Interest Group(GASIG), formed by volunteers, whichaims to develop methods to make all game genres universally accessible. The presente work aisto provide designers with a set of specific recommendations for different classes of users with special needs groupe dina document. Fordevelopers, the creation of a plugin that facilitates thein sertion of these guidelines without any initial programming and for audiences with special needs.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectProjeto de acessibilidadept_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectElectronic gamespt_BR
dc.subjectBarrier-free designpt_BR
dc.subjectPeople with disabilitiespt_BR
dc.titleRecomendações de acessibilidade para game design documentpt_BR
dc.title.alternativeAccessibility recomendations for game design documentpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento de um jogo digital (game) geralmente usa o Game Design Document (GDD)para documentar o game a ser desenvolvido. Esse processo existe técnicas para coletar e manter todas as informações relevantes do design de um game. Nesse sentido, o GDD é um documento que auxilia o planejamento de todos os elementos (estilo de game, personagens, cenários, jogabilidade, trilha sonora, animações, etc.) que farão parte do game. Entretanto, para o desenvolvimento de games visando a acessibilidade de diversas classes de usuários, dificilmente se encontra modelos GDD com diretrizes resumidas e reunidas para serem selecionadas, o que faz a busca em diversas fontes e dificulta o desenvolvimento de aplicações dessa natureza. Tendo em vista garantir o acesso a produtos, serviços e informações às pessoas com deficiência (auditiva, física, visual, mental), diversas entidades, incluindo empresas privadas, Organização das Nações Unidas (ONU) e governos têm fomentado iniciativas, como por exemplo a World Wide Web Consortium (W3C), que propõe padrões de acessibilidade e usabilidade para a Web; o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (CBTA)que provê apoio tecnológico e técnico e, especificamente na área de jogos digitais, o Game Accessibility Special Interest Group(GASIG), formado por voluntários, que pretende desenvolver métodos para tornar todos os gêneros de games universalmente acessíveis. O presente trabalho visa contribuir para os designers um conjunto de recomendações específicas para diferentes classes de usuários com necessidades especiais agrupadas em um documento. Para os desenvolvedores a criação de um plugin que facilite a inserção dessas diretrizes sem nenhuma programação inicial e para o público de necessidades especiais a possibilidade de poderem usufruir dessas diretrizes no game.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7350149120213592pt_BR
dc.contributor.advisor1Kawamoto, André Luiz Satoshi-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0176-4366pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8230551395300039pt_BR
dc.contributor.referee1Schwerz, André Luis-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8328-7144pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4954414332524750pt_BR
dc.contributor.referee2Kawamoto, André Luiz Satoshi-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0176-4366pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8230551395300039pt_BR
dc.contributor.referee3Almeida, Marcos Silvano-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4946185987756278pt_BR
dc.contributor.referee4Eliseo, Maria Amelia-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-0913-3259pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5813743488218949pt_BR
dc.contributor.referee5Martins, Valeria Farinazzo-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-5058-6017pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9004497626504668pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.subject.capesCiência da Computaçãopt_BR
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
acessibilidadegamedesigndocument.pdf24,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons