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dc.creatorCamargo, Mayron Vinícius Lopes de-
dc.date.accessioned2024-02-28T20:24:17Z-
dc.date.available2024-02-28T20:24:17Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.citationCAMARGO, Mayron Vinicius Lopes de. Implementação e avaliação de desempenho da aplicação de um digital twin no sistema de lubrificação de um motor a diesel de serviço pesado. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33502-
dc.description.abstractThis work explores the application of system identification to a lubrication system found in heavyduty diesel engines. These engines are equipped with a variable oil pump and a cooling piston jet. The objective is to establish a dynamic model that accurately captures the relationship between the duty cycle of the valves and the resulting pressure values under normal road operating conditions to be used as a digital twin of the system. Additionally, the study aims to determine whether a simple recursive model can sufficiently describe the system with enough precision. Different linear and nonlinear models were evaluated and validated to identify the best fit for the system. Ultimately, the system was described using a Hammerstein-Wiener model, resulting in an 86.58% Normalized Root Mean Squared Error (NRMSE) for main gallery pressure and 89.76% for piston cooling jet gallery pressure against the validation set.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectMotores a dieselpt_BR
dc.subjectGêmeos digitais (simulação de computador)pt_BR
dc.subjectAutomóveis - Motores - Sistemas de lubrificaçãopt_BR
dc.subjectDesempenho - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAtuadorespt_BR
dc.subjectDetectorespt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectDiesel motorpt_BR
dc.subjectDigital twins (Computer simulation)pt_BR
dc.subjectAutomobiles - Motors - Lubrication systemspt_BR
dc.subjectPerformance - Evaluationpt_BR
dc.subjectActuatorspt_BR
dc.subjectDetectorspt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.titleDigital twin implementation and performance evaluation in the lubrication system of a heavy-duty diesel enginept_BR
dc.title.alternativeImplementação e avaliação de desempenho da aplicação de um digital twin no sistema de lubrificação de um motor a diesel de serviço pesadopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho explora a aplicação da identificação de sistemas a um sistema de lubrificação encontrado em motores a diesel de aplicação pesada. Esses motores são equipados com uma bomba de óleo variável e um jato de pistão de refrigeração. O objetivo é estabelecer um modelo dinâmico que capture com precisão a relação entre o ciclo de trabalho das válvulas e os valores de pressão resultantes sob condições normais de operação na estrada, a serem usados como um digital twin do sistema. Além disso, o estudo visa determinar se um modelo recursivo simples pode descrever o sistema com precisão suficiente. Diferentes modelos lineares e não lineares foram avaliados e validados para identificar o melhor ajuste para o sistema. Em última análise, o sistema foi descrito usando um modelo Hammerstein-Wiener, resultando em um raiz quadrada do erro médio (NRMSE) de 86,58% para a pressão na galeria principal e 89,76% para a pressão na galeria do jato de refrigeração do pistão para os dados de validação.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0004-5911-670Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0175408369961223pt_BR
dc.contributor.advisor1Wehrmeister, Marco Aurélio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1415-5527pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5548205054206839pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oroski, Elder-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3169-7245pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3724122963275678pt_BR
dc.contributor.referee1Oroski, Elder-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3169-7245pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3724122963275678pt_BR
dc.contributor.referee2Ihlenfeld, Lucas Pioli Rehbein Kürten-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9836-4755pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1857015968585367pt_BR
dc.contributor.referee3Wehrmeister, Marco Aurélio-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-1415-5527pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5548205054206839pt_BR
dc.contributor.referee4Schumacher, Ricardo-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-3842-9067pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5983846902572264pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Elétricapt_BR
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