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Título: Proposta de formulação do método de custeio por margem de contribuição para uma empresa de produtos de limpeza de Londrina
Título(s) alternativo(s): Proposal for formulation of the costing method by the margin of contribution for a cleaning products company in Londrina
Autor(es): Tardelli Junior, Sandro
Orientador(es): Ferreira, José Ângelo
Palavras-chave: Custos
Gestão
Modelo de precificação
Costs
Management
Pricing model
Data do documento: 28-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: TARDELLI JUNIOR, Sandro. Proposta de formulação do método de custeio por margem de contribuição para uma empresa de produtos de limpeza de Londrina. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: É importante ressaltar que desde a revolução industrial o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo e, por conta disso, surgiu a necessidade do estudo, desenvolvimento e aplicação de métodos relacionados à economia e gestão dos custos, com o objetivo de manter a gestão empresarial ativa e eficaz. Quando uma empresa não faz uso de métodos para avaliação e desenvolvimento de seus custos, está desamparada com relação a seus concorrentes. Os métodos de custeio auxiliam na detecção de gargalos e possíveis falhas da gestão de custos de uma empresa, sendo, portanto, uma ferramenta para tomada de decisão por parte da equipe gestora. A pesquisa em questão retratou alguns dos métodos existentes para realização da gestão de custos, bem como, explicitou as características dos mesmos e quando devem ser implementados. Além disso, realizou a proposta e formulação do método de custeio por margem de contribuição. O método foi definido considerando as características do produto da empresa analisada. A partir da definição dos produtos e aplicação do método, foram encontradas soluções para a precificação dos produtos e sugestões de melhoria para os mesmos.
Abstract: It is important to emphasize that since the industrial revolution the market has become increasingly competitive and, as a result, there has been a need to study, develop and apply methods related to economics and cost management, with the aim of maintaining business management active and effective. When a company does not use methods to evaluate and develop its costs, it is helpless in relation to its competitors. Costing methods help detect bottlenecks and possible failures in a company's cost management, and are therefore a tool for decision-making by the management team. The research in question portrayed some of the existing methods for carrying out cost management, as well as explaining their characteristics and when they should be implemented. In addition, it proposed and formulated the contribution margin costing method. The method was defined considering the characteristics of the company's product analyzed. From the definition of the products and application of the method, solutions were found for pricing the products and suggestions for improving them.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33576
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