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Título: Educação ambiental pela temática dos agrotóxicos: uma análise dos documentos oficiais
Título(s) alternativo(s): Environmental education by the subject of pesticides: an analysi of the official documents
Autor(es): Henemann, Valdenea Ferreira
Orientador(es): Gonzalez, Carlos Eduardo Fortes
Palavras-chave: Educação ambiental - Estudo e ensino - Colombo (PR)
Produtos químicos agrícolas - Estudo e ensino
Documentos oficiais - Avaliação
Currículos - Avaliação
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Prática de ensino
Professores de ciência - Treinamento
Ciência - Estudo e ensino
Environmental education - Study and teaching - Colombo(PR)
Agricultural chemicals - Study and teaching
Legal documents - Evaluation
Curriculum evaluation
Interdisciplinary approach in education
Student teaching
Science teachers, Training of
Science - Study and teaching
Data do documento: 22-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: HENEMANN, Valdeneia Ferreira. Educação ambiental pela temática dos agrotóxicos: uma análise dos documentos oficiais. 2018. 97 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Este estudo versa sobre a Educação Ambiental, tendo como objetivo geral analisar como a Educação Ambiental é proposta na Educação Básica, especificamente no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio nos documentos oficiais como as Leis, os Documentos Curriculares, o Programa Nacional de Educação Ambiental e os Planos Nacional e Estadual de Educação, bem como identificar as principais semelhanças e finalidades desses documentos que norteiam a prática pedagógica do Colégio Estadual Presidente Abraham Lincoln. A motivação desta pesquisa foi à preocupação da autora em inserir em sua prática docente discussões de âmbito ambiental em decorrência de que no Colégio Estadual Presidente Abraham Lincoln localizado no Município de Colombo no Estado do Paraná atende estudantes agricultores, os quais utilizam agrotóxicos diariamente. Utilizando-se dos critérios estabelecidos por Bardin (2011), a primeira fase constitui-se da pré-análise, podendo ser identificada como uma fase de organização. Nela estabeleceram-se procedimentos bem definidos como o primeiro contato com os documentos oficiais e a escolha deles, formulação dos objetivos e a elaboração dos critérios que orientaram a interpretação. Iniciou o trabalho escolhendo os documentos oficiais referentes à Educação Ambiental classificando-os em quatro categorias: Legislação Brasileira, Documentos Curriculares, Programa Nacional de Educação Ambiental e Planos Nacional e Estadual de Educação. A partir daí houve exploração do material através de leituras exaustivas constituindo o segundo critério. Após a análise, foi iniciada a etapa de tabulação, terceiro critério na qual no buscou elencar as semelhanças e as finalidades das fontes categorizadas constituindo-se no tratamento dos resultados. Para abordar a temática dos agrotóxicos, fez-se um levantamento dos trabalhos realizados pelos professores da Rede Pública do Paraná que concluíram o Programa de Desenvolvimento Educacional entre os anos de 2007 a 2014. Esse levantamento foi realizado através do site oficial do governo do Estado do Paraná, e teve como intuito conhecer os trabalhos realizados pelos colegas educadores sobre a temática em estudo. A partir deste levantamento foi possível elaborar recurso educacional que auxilie na autoformação docente contemplando orientações e informações sobre Educação Ambiental pela temática dos agrotóxicos, fundamentados na contextualização e interdisciplinaridade. O material produzido que é produto do mestrado do PPGFCET poderá ser utilizado pelos professores do Colégio Estadual Presidente Abraham Lincoln e estará disponível no formato digital e impresso, além do repositório do PPGFCET com livre acesso aos professores. A análise documental permitiu compreender que existem documentos que formalizam a inserção da Educação Ambiental na Educação Básica, com o objetivo de promover a construção de conhecimentos do ambiente. Segundo os documentos a Educação Ambiental não se restringe à existência de uma mera disciplina, sendo algo bem mais amplo que deve estar arraigada em todas as práticas da escola, inclusive em todas as disciplinas devendo, portanto ser trabalhada de modo transversal, interdisciplinar e transdisciplinar nos diferentes componentes curriculares. Porém mais do que existir documentos, o envolvimento dos educadores promovendo o trabalho interdisciplinar e mostrando aos estudantes que eles fazem parte do processo e são sujeitos transformadores, capazes de crescer pessoal, social e ambientalmente é fundamental na articulação do trabalho com a Educação Ambiental. Os documentos são essenciais para direcionar a prática pedagógica, no entanto são as ações de conscientização e sensibilização ambiental que de fato envolve afetivamente os docentes e discentes na construção do conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental e são elas que podem fazer a diferença na construção de uma sociedade equilibrada ambientalmente.
Abstract: This study on environmental education, with the general objective to analyze how environmental education is proposed in basic education, specifically in elementary school II and in high school in official documents such as laws, curricular documents, National environmental Education Program and the national and state education plans, as well as identify the main similarities and purposes of these documents that guide the pedagogical practice of the State College President Abraham Lincoln. The motivation of this research was the author's concern to insert in her teaching practice environmental discussions as a result of that at the State College President Abraham Lincoln located in the municipality of Colombo in the state of Paraná attends students Farmers, who use pesticides on a daily basis. Using the criteria established by Bardin (2011), the first phase constitutes the pre, and can be identified as an organization phase. It established well defined procedures as the first contact with the official documents and their choice, formulation of the objectives and the elaboration of the criteria that guided the interpretation. He started the work by choosing the official documents pertaining to environmental education by classifying them in four categories: Brazilian legislation, curricular documents, national environmental education Program and national and state education plans. From there there was exploitation of the material through exhaustive readings constituting the second criterion. After the analysis, the tabulation stage was initiated, the third criterion in which it sought to elencare the similarities and purposes of the categorized sources constituting the treatment of the results. To address the subject of pesticides, a survey was made of the work done by the teachers of the public network of Paraná who completed the program of educational development between the years 2007 to 2014. This survey was carried out through the official website of the Government of the state of Paraná, and it was intended to know the work carried out by fellow educators on the subject under study. From this survey it was possible to draw up an educational resource that assists in the teaching education in order to provide guidance and information on the environment for the thematic of pesticides, based on the contextualization and Interdisciplinarity. The material produced that is the product of the master's degree in the PPGFCET can be used by the teachers of the State College President Abraham Lincoln and will be available in digital and printed format, besides the repository of the PPGFCET with free access to the teachers. The document analysis has made it possible to understand that there are documents that formalize the insertion of environmental education in basic education, with the objective of promoting the construction of knowledge of the environment. According to the documents the environmental education is not restricted to the existence of a mere discipline, being something much broader that must be rooted in all the practices of the school, including in all the disciplines should, therefore be worked in a transversal way , interdisciplinary and transdisciplinary in the different curricular components. But more than there are documents, the involvement of educators promoting interdisciplinary work and showing students that they are part of the process and are subject transformers, able to grow personal, social and environmentally is Fundamental in the articulation of work with environmental education. The documents are essential to direct the pedagogical practice, however are the actions of awareness and environmental awareness that in fact involves affectionately the teachers and students in the construction of knowledge, attitudes and skills necessary for the preservation and improvement of environmental quality and they can make a difference in the construction of an environmentally balanced society.
Descrição: Acompanha: Educação ambiental pela temática dos agrotóxicos: uma análise dos documento oficiais
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3389
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