Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3395
Título: Leitura crítica: origens conceituais e sugestões de atividades didáticas para aulas de língua inglesa
Título(s) alternativo(s): Critical reading: conceptual origins and sugestions of activities for english language lessons
Autor(es): Saito, Leila Miyuki
Orientador(es): Reis, Simone
Palavras-chave: Leitores - Reação crítica
Língua inglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Programas de atividades
Reader-response criticism
English language - Study and teaching
English language - Activity programs
Data do documento: 9-Mar-2018
Editor: Universidade Estadual de Londrina
Câmpus: Londrina
Citação: SAITO, Leila Miyuki. Leitura crítica: origens conceituais e sugestões de atividades didáticas para aulas de língua inglesa. 2018. [71] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.
Resumo: As habilidades de leitura crítica não se desenvolvem por si só à medida que os indivíduos crescem, elas devem ser ensinadas desde os primeiros anos escolares. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de resgatar as raízes da leitura crítica, retratada nos textos do sétimo capítulo de Developing Comprehension – Including Critical Reading – obra compilada por Mildred A. Dawson, publicada em 1968 –, e apresentar um caderno de atividades para se trabalhar leitura crítica em aulas de língua inglesa para crianças, jovens e adultos. A relevância desse resgate está no fato de que, embora o conceito de leitura crítica tenha evoluído, conforme definições de Coradim (2008) e D’Almas (2011), a base e as sugestões didáticas trazidas pela obra mencionada continuam aplicáveis aos diversos contextos de aulas de leitura. As atividades, elaboradas a partir dos modos de ler criticamente extraídos do capítulo em questão são sugestões e podem ser adaptadas para outros idiomas. Elas foram testadas por três professores, que forneceram considerações para que se fizessem os ajustes necessários. Espera-se que o professor interessado em desenvolver leitura crítica com seus alunos encontre neste material um apoio, um ponto de partida para um trabalho que pode e deve ser estendido, complementado e continuado.
Abstract: Critical reading skills do not develop by themselves as individuals grow old, they must be taught since the first years at school. This paper was developed with the objective of rescuing the origins of critical reading, depicted in the texts of the seventh chapter of Developing Comprehension - Including Critical Reading - a compilation by Mildred A. Dawson published in 1968 -, and to present a workbook to work with critical reading in lessons of English language for children, teenagers and adults. The relevance of this recovery is in the fact of, although the critical reading concept has evolved, according to Coradim’s (2008) and D’Almas’ (2011) definitions, the basis and didactic suggestions brought by the cited book are still applicable to many contexts of reading lessons. The activities, developed from the ways for reading critically extracted from the mentioned chapter are suggestions and can be adapted to be used in other languages. They were tested by three teachers, who provided feedback to promote the necessary adjustments. It is expected that the teacher who is interested in developing critical reading with their students finds in this material a support, a starting point for a work that can and must be extended, complemented and continued.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3395
Aparece nas coleções:PCS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UEL_PPGLEM_M_Saito, Leila Miyuki_2018.pdf3,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.