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Título: Discursos racistas nos livros didáticos do ensino fundamental II
Título(s) alternativo(s): Racist speeches in elementary school II textbooks
Autor(es): Luiz, Gisele Evangelista
Orientador(es): Santos, Marcia Andrea dos
Palavras-chave: Análise do discurso
Análise Linguística
Racismo
Livros didáticos
Discourse analysis
Linguistic analysis (Linguistics)
Racism
Textbooks
Data do documento: 30-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: LUIZ, Gisele Evangelista. Discursos racistas nos livros didáticos do ensino fundamental II. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
Resumo: O Objetivo desta pesquisa é investigar se há presença de discursos racistas em livros didáticos de história e de língua portuguesa do Ensino Fundamental II, do sexto ao nono ano. Os livros de história são da coleção: História Sociedade e Cidadania”, de Alfredo Boulos e os livros de língua portuguesa são da coleção: “Tecendo Linguagens” das autoras Tania Amaral Oliveira e Lucy Aparecida Melo Araújo. Ambos os livros foram publicados em 2018 e distribuídos às escolas públicas para o ciclo 2020-2023 pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Para a análise teórica foram utilizados os conceitos advindos de obras dos autores Althusser (1980), Florêncio (2009), Chaui (2004), Orlandi (2015), Bakhtin (2006), entre outros que conduzem a interpretação tomando a linguagem e ideologia como construções sociais. O estudo foi elaborado a partir de pesquisa bibliográfica e documental, numa abordagem qualitativa a fim de compreender os discursos analisados de forma detalhada. A pesquisa comprovou que há determinadas referências à figura do negro e à sua cultura dentro dos materiais citados. Contudo, a maioria dessas representações são rasas e supérfluas, o que ainda contribui com visões negativas e preconceituosas. Recomenda-se um cuidado maior às editoras durante as criações dos enunciados e uma revisão dos discursos presentes nos livros. A compreensão de que devemos ter materiais didáticos com representações adequadas é fundamental para um ensino antirracista.
Abstract: The objective of this research is to investigate if there is presence of racist discourses in history and portuguese language books of Elementary School II, from the sixth to the ninth grade. The history books are from the collection: “Historia, Sociedade e Cidadania", by Alfredo Boulos and the Portuguese language books are from the collection: "Tecendo Linguagens" by the authors Tania Amaral Oliveira and Lucy Aparecida Melo Araújo. Both books were published in 2018 and distributed to public schools for the 2020-2023 cycle by the: “Programa Nacional do Livro Didático” (PNLD). For the theoretical analysis and concepts from the works of the authors Althusser (1980), Florêncio (2009), Chaui (2004), Orlandi (2015), Bakhtin (2006), among others which lead the interpretation taking language and ideology as social constructions. The study was elaborated from bibliographic and documentary research, in a qualitative approach in order to understand the discourses analyzed in detail. The research proved that there are certain references to the figure of the black man and his culture within the materials cited. However, most of these representations are shallow and superfluous, which still contributes to negative and prejudiced views. It is recommended that publishers be more careful during the creation of the statements and a review of the discourses present in the books. The understanding that we must have teaching materials with adequate representations is fundamental to anti-racist teaching.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34138
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