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Título: Gestão das finanças pessoais dos acadêmicos de administração e ciências contábeis de uma universidade do sudoeste paranaense
Título(s) alternativo(s): Management of personal finances of administration and accounting sciences academies at a university in southwest Paraná
Autor(es): Gaspar, Carlos Daniel Pereira Martins
Evangelista, Thamiris de Jesus Alves
Orientador(es): Antonelli, Ricardo Adriano
Palavras-chave: Educação financeira
Finanças pessoais
Planejamento financeiro
Estudantes universitários
Financial literacy
Finance, Personal
Strategic planning
College students
Data do documento: 8-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: GASPAR, Carlos Daniel Pereira Martins; EVANGELISTA, Thamiris de Jesus Alves. Gestão das finanças pessoais dos acadêmicos de administração e ciências contábeis de uma universidade do sudoeste paranaense. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
Resumo: A gestão de finanças pessoais e o planejamento financeiro desempenham papéis cruciais na vida de qualquer indivíduo, influenciando diretamente na sua qualidade de vida, bem-estar econômico e futuro financeiro. O entendimento e a aplicação eficaz desses conceitos se tornam cada vez mais relevantes, recebendo atenção não somente de especialistas e entidades financeiras, mas também de governos em níveis nacionais e internacionais. Devido a relevância do tema, não somente para meios acadêmicos, mas para a sociedade como um todo, este trabalho teve como objetivo analisar as características da gestão das finanças pessoais dos acadêmicos dos cursos de administração e ciências contábeis de uma universidade do sudoeste paranaense, uma vez que esses futuros profissionais terão um papel fundamental na administração e assessoria financeira de empresas e indivíduos. Além disso, também buscou-se levantar o perfil socioeconômico da amostra, verificar os hábitos de controle financeiro da mesma, quais as práticas de busca de conhecimento e aplicação sobre educação financeira que ela possui, além de confrontar os resultados obtidos com estudos anteriores. Quanto à metodologia, esse trabalho é classificado como pesquisa aplicada, descritiva, com abordagem quantitativa e com procedimento de coleta de dados tipo survey. O questionário utilizado baseou-se em outros cinco trabalhos e foi composto por três blocos que buscavam identificar o perfil do respondente, questões sobre educação financeira e finanças pessoais e perguntas sobre endividamento e investimento. Ele foi aplicado em outubro de 2022 e 2023 e a amostra obtida foi de 189 acadêmicos dos cursos de administração e ciências contábeis da UTFPR – Campus Pato Branco. A pesquisa alcançou os objetivos propostos, revelando que o perfil socioeconômico dos acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis é predominantemente composto por jovens entre 19 e 23 anos, em sua maioria mulheres, com renda de um a dois salários mínimos em média, que demonstram habilidades sólidas no planejamento e controle financeiro. Eles costumam usar planilhas eletrônicas e aplicativos para controlar seus gastos, com compras planejadas principalmente para necessidades de alimentação, vestuário e lazer. Embora a maioria tenha parte de sua renda comprometida com obrigações monetárias, raramente precisa recorrer ao parcelamento de suas dívidas, no entanto, aproximadamente um terço não investe parte de sua renda. Em uma escala de 1 a 5, a média do conhecimento autodeclarado em finanças pessoais é boa, de 3,56 entre os respondentes, mas pode melhorar, sendo que para isto, os alunos, em sua maioria, buscam conhecimento sobre finanças na internet, por meio da atividade profissional e do curso superior que cursam. Os resultados se alinham com os estudos anteriores, fortalecendo que, apesar do endividamento crescente no Brasil, os acadêmicos de cursos de negócios tendem a ser conscientes financeiramente.
Abstract: Personal finance management and financial planning play crucial roles in the life of any individual, directly influencing their quality of life, economic well-being and financial future. The understanding and effective application of these concepts are becoming increasingly relevant, receiving attention not only from experts and financial entities, but also from governments at national and international levels. Due to the relevance of the topic, not only for academic circles, but for society as a whole, this work aimed to analyze the characteristics of personal finance management among academics in administration and accounting courses at a university in the southwest of Paraná, a since these future professionals will have a fundamental role in the administration and financial advice of companies and individuals. In addition, we also sought to survey the socioeconomic profile of the sample, verify its financial control habits, what knowledge search and application practices on financial education it has, in addition to comparing the results obtained with previous studies. Regarding the methodology, this work is classified as applied, descriptive research, with a quantitative approach and a survey-type data collection procedure. The questionnaire used was based on five other works and was composed of three blocks that sought to identify the respondent's profile, questions about financial education and personal finances and questions about debt and investment. It was applied in October 2022 and 2023 and the sample obtained was 189 students from administration and accounting courses at UTFPR – Campus Pato Branco. The research achieved the proposed objectives, revealing that the socioeconomic profile of Administration and Accounting Sciences academics is predominantly composed of young people between 19 and 23 years old, mostly women, with an income of one to two minimum wages on average, who demonstrate solid skills in financial planning and control. They often use spreadsheets and apps to track their spending, with purchases planned mainly for food, clothing and leisure needs. Although the majority have part of their income committed to monetary obligations, they rarely need to resort to paying their debts in installments, however, approximately a third do not invest part of their income. On a scale of 1 to 5, the average self-declared knowledge in personal finance is good, at 3.56 among respondents, but it can improve, given that for this reason, students, for the most part, seek knowledge about finance on the internet, through their professional activity and the higher education course they are pursuing. The results align with previous studies, strengthening that, despite the growing debt in Brazil, business course students tend to be financially aware.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34235
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