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Título: Avaliação escolar em Física: concepções de professores que atuam no ensino médio de Curitiba/PR
Título(s) alternativo(s): School evaluation in Physics: concepctions of teachers who work in high school of Curitiba/PR
Autor(es): Chas, Dijalmary Matos Prates
Orientador(es): Martins, Alisson Antonio
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino - Avaliação - Curitiba (PR)
Avaliação educacional
Professores de física - Curitiba (PR)
Testes e medidas educaionais
Prática de ensino
Pesquisa qualitativa
Análise de conteúdo (Comunicação)
Física - Estudo e ensino - Metodologia
Educação básica
Physics - Study and teaching - Evaluation - Curitiba (PR)
Education - Evaluation
Physics teachers - Curitiba (PR)
Educational tests and measurements
Student teaching
Qualitative research
Content analysis (Communication)
Physics - Study and teaching - Methodology
Basic education
Data do documento: 17-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CHAS, Dijalmary Matos Prates. Avaliação escolar em Física: concepções de professores que atuam no ensino médio de Curitiba/PR. 2018. 137 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Nesta dissertação são apresentados os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar as concepções de professores sobre práticas avaliativas adotadas na disciplina de Física no Ensino Médio. Parte-se do pressuposto de que a forma de avaliação que vem sendo utilizada, muitas vezes, apenas classifica e compara os alunos, contribuindo assim para a desmotivação e a indiferença frente aos conteúdos da disciplina de Física. A partir destes elementos, em articulação com as reflexões produzidas em uma revisão de literatura nesta temática e em paralelo com as reflexões advindas da realidade escolar, estabeleceram-se as seguintes questões de pesquisa: a) como os professores de Física da rede estadual de Curitiba afirmam avaliar seus alunos? b) quais os instrumentos e metodologias que declaram utilizar no processo avaliativo? c) a utilização desses instrumentos leva o professor a realizar uma avaliação formativa? O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar as concepções de professores sobre o processo de avaliação escolar na disciplina de Física do Ensino Médio nas escolas públicas da Rede Estadual de Ensino no município de Curitiba. Deste objetivo geral destacam-se os seguintes objetivos específicos: a) identificar os instrumentos e metodologias utilizadas pelos professores de Física no processo avaliativo; b) caracterizar e compreender as práticas avaliativas dos professores de Física que atuam nas escolas públicas de Curitiba; e c) discutir a utilização dos instrumentos e métodos e suas possíveis contribuições para uma avaliação formativa. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho descritivo e interpretativo, junto a professores que ministram a disciplina de Física na Rede Estadual de Educação Básica do Paraná, que atuam em Curitiba. Como técnicas de investigação, foram utilizados questionários online, enviados aos participantes da pesquisa via Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED). As informações foram analisadas com base nos procedimentos da análise de conteúdo centrando-se sobre as informações fornecidas pelos participantes. Como resultados, percebeu-se, nas respostas dos professores participantes, que a avaliação escolar em Física tem sido realizada através de instrumentos diversificados. No entanto, geralmente, o registro de notas ocorre por meio de provas, consideradas como uma forma tradicional, sendo utilizadas nos processos avaliativos como uma exigência do sistema educacional. Percebe-se a existência de diversos condicionantes que dificultam a construção de alternativas ao tradicional método avaliativo, uma vez que o registro de notas e provas é obrigatório nos processos avaliativos do sistema educacional brasileiro e em muitos regimentos internos das escolas, o que acaba dificultando as mudanças na prática de muitos professores. Neste sentido, compreende-se ser importante possibilitar discussões que proporcionem uma reflexão sobre as práticas dos professores e sobre estratégias e metodologias para as aulas de Física, especialmente no tocante à avaliação escolar.
Abstract: This dissertation presents the results of a research, which objectives was to analyze the teacher’s conceptions about evaluation practices adopted in the discipline of physics in Regular High School. It is assumed that the evaluation method that is being applied only seeks to classify and compare students, thus contributing to demotivation and indifference to the content of Physics. From these elements and in articulation with reflections produced in a literature review and in parallel with reflections arising from school reality, it was established the following research questions: A) How do Physics teachers of state education from Curitiba claims to evaluate their students? B) Which instruments and methodologies they declare to use in the evaluation process C) Does The use of these tools leads the teacher to a formative evaluation? The general objective of this research consists in analyze the teacher’s conceptions about the school evaluation process in the discipline of Physics of High School in public state education in the city of Curitiba. From the general objective, the following specifics objectives stand out: A) Identify the instruments and methodologies used by physics teachers in the evaluation process; B) Characterize and understand the evaluative practice of physics teachers who works in state education in Curitiba and C) understand how the use of instruments and methods and its possible contributions to a formative evaluation occurs. For that, a qualitative research, of descriptive and interpretative nature was developed together with teachers who teach the discipline of physics in state education and basic education in Paraná, who work in the city of Curitiba. As investigation techniques, it was used online forms which were sent to the participants by the Educational Department of State of Paraná (Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED). The information was analyzed based on procedures of content analysis focused on the information provided by participants. As results, it was noticed, in the answers of participating teachers, that the school evaluation in physics has been realized through different instruments. However, generally, the grades register occurs by tests, considered as a traditional method being used in the evaluation processes as a requirement of the educational system. It is noticed the existence of constraints that make difficult the construction of alternatives to the traditional evaluate method, since the grade register and tests is mandatory in the evaluation processes of Brazilian educational system and in many intern regiments of the schools, which makes difficult the practical changes of many teachers. In this sense, it is important to allow discussions that provides a reflection about the practices of teachers and also about strategies and methodologies to physics class, specially in relation to school evaluation.
Descrição: Acompanha: Avaliação escolar em Física: concepções dos professores que atuam no ensino médio de Curitiba/PR
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3457
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