Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34760
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmaral Junior, André Luís do-
dc.date.accessioned2024-09-10T17:05:04Z-
dc.date.available2024-09-10T17:05:04Z-
dc.date.issued2022-12-08-
dc.identifier.citationAMARAL JUNIOR, André Luís do. Conteúdos de física nos livros didáticos de ciências da natureza: uma análise do PNLD 2021. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34760-
dc.description.abstractThis work is inserted in a context of normative changes in Brazilian education. With the creation of the Common National Curricular Base (BNCC), there were implications regarding the organization of educational objectives, proposed in terms of guiding competencies. In this context, textbooks have also undergone changes. The PNLD 2021 is characterized as the first edition that aims to meet the BNCC in high school textbooks, which justifies investigating some of its aspects. In this sense, the general objective of this study was to analyze how the contents of Physics are organized in the PNLD 2021 textbooks of Natural Sciences in order to meet the first specific competence of Natural Sciences proposed by the BNCC. As a theoretical framework, a discussion of the history of textbooks, their possible functions and current trends incorporated into these objects, such as interdisciplinarity and dialogue with the teaching competencies, is presented. The methodological approach was based on elements of Bardin’s Content Analysis. Tables were drawn up with the Physics, Chemistry and Biology contents worked on in each book for each collection that aimed to develop the first specific competence of Natural Sciences. The results indicate a plurality in the organization of the collections with regard to the arrangement of the Physics, Chemistry and Biology content. However, approximations can also be perceived, such as, for example, the contents of Physics related to the first specific competence of Natural Sciences, which are present in all the collections. Among these contents, we sought to interpret how the content Mechanical Energy was developed in each teaching collection to meet the first specific competence of Natural Sciences. Regarding the discussion of interdisciplinarity, most of the collections presented a juxtaposition between the teaching contents. The results point to some of the solutions found by the authors of the collections of Natural Sciences, for high school, aiming to structure the teaching content to the new demands existing in the BNCC.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)pt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.subjectPNLD (Program : Brazil)pt_BR
dc.titleConteúdos de física nos livros didáticos de ciências da natureza: uma análise do PNLD 2021pt_BR
dc.title.alternativePhysics content in natural sciences textbooks: an analysis of PNLD 2021pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se insere em um contexto de mudanças normativas na educação brasileira. Com a criação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), houve implicações no que tange à organização dos objetivos educacionais, propostos em termos de competências norteadoras. Nesse contexto, os livros didáticos também sofreram mudanças. O PNLD 2021 se caracteriza como a primeira edição que visa a atender a BNCC nos livros didáticos do Ensino Médio, o que justifica investigar alguns de seus aspectos. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo geral analisar como os conteúdos de Física estão organizados nos livros didáticos de Ciências da Natureza do PNLD 2021 com vistas a contemplar a primeira competência específica de Ciências da Natureza proposta pela BNCC. Como referencial teórico, apresenta-se uma discussão do histórico dos livros didáticos, as suas funções possíveis e tendências atuais incorporadas a estes objetos, como a interdisciplinaridade e o diálogo com as competências de ensino. O percurso metodológico apoiou-se em elementos da Análise de Conteúdo de Bardin. Elaborou-se quadros com os conteúdos de Física, Química e Biologia trabalhados em cada livro para cada coleção que objetivavam desenvolver a primeira competência específica de Ciências da Natureza. Os resultados apontam uma pluralidade na organização das coleções no que se refere à disposição dos conteúdos de Física, Química e Biologia. Contudo, também se percebem aproximações como, por exemplo, conteúdos de Física relativos à primeira competência específica de Ciências da Natureza que estão presentes em todas as coleções. Dentre esses conteúdos, buscou-se interpretar como o conteúdo Energia Mecânica foi desenvolvido em cada coleção didática para atender à primeira competência específica de Ciências da Natureza. Com relação à discussão da interdisciplinaridade, a maior parte das coleções apresentaram uma justaposição entre os conteúdos de ensino. Os resultados apontam algumas das soluções encontradas pelos autores das coleções de Ciências da Natureza, para o Ensino Médio, visando estruturar os conteúdos de ensino às novas demandas existentes na BNCC.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Alisson Antonio-
dc.contributor.referee1Martins, Alisson Antonio-
dc.contributor.referee2Leite, Álvaro Emílio-
dc.contributor.referee3Garcia, Nilson Marcos Dias-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fisicalivrosdidaticosciencias.pdf661,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons