Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/355
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Kaciane Daniella de-
dc.date.accessioned2013-01-22T18:15:52Z-
dc.date.available2013-01-22T18:15:52Z-
dc.date.issued2012-03-30-
dc.identifier.citationALMEIDA, Kaciane Daniella de. Educação sexual: uma discussão para o ensino médio técnico? 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/355-
dc.description.abstractThe issue addressed in this paper places the debate in conflict situations in the school environment with regard to gender relations, sexuality and diversity. The post-structuralist analysis helped in this reality, contributing to perceive the school as an important space for discussion of sexuality, linked to a range of cultural meanings constructed and historically resistant. The research adopted a qualitative approach, using as an instrument to collect data to semi-structured interview. Nineteen interviews were conducted with teachers who work in the classroom and the Technical educationTeaching of a public school in the city of Curitiba. As part of the results we can see that sex education is regarded as necessary and already present in the surveyed methods of teaching, but found challenges to its implementation, among them: lack of teacher training to address issues of sexuality and gender in the classroom ; few educational activities focused on sex education curriculum focused on subject content restricted; religious influence on ways to enter the religious education courses investigated, resistance of the families of students about sex education. The survey also revealed that sex education is perceived as a form of guidance, pointing a concern particularly in relation to teenage pregnancy.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectRelações humanas - Gêneropt_BR
dc.subjectOrientação sexualpt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectSex instructionpt_BR
dc.subjectInterpersonal relations – Genderpt_BR
dc.subjectSexual orientationpt_BR
dc.subjectTechnical educationpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleEducação sexual: uma discussão para o ensino médio técnico?pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é analisar como a educação sexual é percebida por docentes do Ensino Médio e Médio Técnico Profissionalizante dos cursos de Secretariado e Informática. A temática abordada neste trabalho coloca em debate situações conflituosas no ambiente escolar no que diz respeito às relações de gênero, sexualidade e diversidade. Os estudos pós-estruturalistas auxiliaram na análise dessa realidade, contribuindo para perceber a instituição escolar como um espaço importante para a discussão da sexualidade, ligada a uma gama de significados culturais historicamente construídos e resistentes. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, usando como instrumento para coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Foram feitas dezenove entrevistas com docentes que atuavam em sala de aula do Ensino Médio e Médio Técnico de uma escola pública da cidade de Curitiba. Como parte dos resultados podemos perceber que a educação sexual é considerada como necessária e já presente nas modalidades de ensino pesquisadas, contudo encontra desafios para sua efetivação, dentre os quais: falta de formação docente para abordar questões relativas à sexualidade e gênero em sala de aula; poucas atividades educacionais voltadas para a educação sexual; matriz curricular voltada para conteúdos disciplinares restritos; influência religiosa sobre as formas de inserir a educação religiosa nos cursos investigados; resistência das famílias dos educandos sobre educação sexual. A pesquisa revelou ainda que educação sexual é percebida como forma de orientação, apontando uma preocupação principalmente em relação à gravidez na adolescência.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Luz, Nanci Stancki da-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Almeida, Kaciane Daniella de_2012.pdf420,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.