Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35784
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Jaqueline Aparecida Maskeli-
dc.date.accessioned2025-01-15T10:30:18Z-
dc.date.available2025-01-15T10:30:18Z-
dc.date.issued2023-12-09-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Jaqueline Aparecida Maskeli. A construção de uma didática filosófica: suas perspectivas e realidade. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35784-
dc.description.abstractThis bibliographical review aims to deepen discussions about the teaching of Philosophy in High School, exploring available resources and adopting learning methods that incorporate students into philosophy in the classroom, enabling a more comprehensive and integral education, even knowing the curricular proposal that emphasizes the development of skills and abilities that would not be the focus of philosophical teaching. Philosophy being a complex knowledge, the fact of teaching it or even providing access to high school students, characterizes it as being important and necessary to simplify it. Methodologically, bibliographical research and literature review are used, based on an immanent and structural reading of the indicated texts. The choice of the topic was motivated by its importance and by knowing which teaching resources can be used so that students can effectively learn philosophy, understand the different definitions that exist and also the relationships that are established in daily experience and their questioning about the teaching and learning of philosophy From this new thinking it can be understood that philosophy is beyond a mandatory subject, and highlights Because it is of vital importance for citizenship, if there is no understanding of philosophy, the potential of life is not understood and reality is not understood. Working on theoretical philosophy leads to an understanding of how the exercise of thought will be able to bring about concerns that are often not answered at the current moment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectPhilosophypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleA construção de uma didática filosófica: suas perspectivas e realidadept_BR
dc.title.alternativeThe construction of a philosophical teaching: its perspectives and realitypt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de revisão bibliográfica tem como objetivo aprofundar as discussões acerca do ensino da Filosofia no Ensino Médio, explorando recursos disponíveis e adotando métodos de aprendizagem que incorporem os alunos à filosofia em sala de aula, possibilitando uma educação mais abrangente e integral, mesmo sabendo da proposta curricular que enfatiza o desenvolvimento de competências e habilidades que não seria o foco do ensinar filosófico. A filosofia sendo um saber complexo, o fato de se ensiná-la ou ainda propiciar o acesso aos alunos do ensino médio, caracteriza como sendo importante e necessário simplificá-la. Metodologicamente utiliza-se a pesquisa bibliográfica e a revisão de literatura, a partir de uma leitura imanente e estrutural dos textos indicados A escolha do tema foi motivada pela sua importância e por conhecer quais recursos didáticos pode-se trabalhar para que efetivamente os alunos possam apreender filosofia, entender as diversas definições que se tem e ainda as relações que se estabelece na experiência diária e seu questionamento sobre o ensino e aprendizagem de filosofia A partir desse novo pensar pode-se entender que a filosofia está além de disciplina obrigatória, e destaca-se por ter uma importância vital para cidadania, se não há compreensão filosofia, não se compreende a potencialidade da vida e se deixa de compreender a realidade. Trabalhar a filosofia teórica remete compreensão de como o exercício do pensamento, será capaz de trazer inquietações que muitas vezes não são respondidas no momento atual.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de-
dc.contributor.referee1Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de-
dc.contributor.referee2Fernandes, Adriano Hidalgo-
dc.contributor.referee3Carrero, Sérgio Fernando-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
construcaodidaticafilosoficaperspectiva.pdf213,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons