Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35786
Título: | Dificuldades de ensino na escola e sugestões de melhoria: um olhar do professor |
Título(s) alternativo(s): | Teaching difficulties at school and suggestions for improvement: a teacher's view |
Autor(es): | Verdam, Amanda Carini Mestre |
Orientador(es): | Juliano, Joice Maria Maltauro |
Palavras-chave: | Escolas - Organização e administração Inclusão escolar Ensino School - management and organization Mainstreaming in education Teaching |
Data do documento: | 1-Mar-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | VERDAM, Amanda Carini Mestre. Dificuldades de ensino na escola e sugestões de melhoria: um olhar do professor. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023. |
Resumo: | Esta monografia tem como proposta olhar a fundo o ambiente escolar atual, com os olhos dos professores que são os que estão na linha de frente na área da educação, trazendo os novos problemas como os transtornos de aprendizagens e a inclusão, além também dos antigos problemas ainda não solucionados como a pouca participação da família, as novas gestões de ensino e suas defasagens e a falta de valorização dos professores. O estudo não tem como objetivo solucionar tais problemas, mas sim apontar caminhos para a melhora e principalmente incentivar um debate sobre o assunto que precisa ser constante. Para tanto foi usada a metodologia de pesquisa bibliográfica, que apontou vários pensamentos sobre o tema, tanto de autores renomados como também de artigos que tratam de assuntos similares contendo assim novos pensamentos de pesquisadores acerca da mesma pauta. Como conclusão, de acordo com a pesquisa, percebe-se que não se pode ver o problema sob apenas uma perspectiva, pois pensar em inclusão é mais fácil do que pensar em como fazê-la acontecer nas escolas, e existe muito ainda a se realizar para de fato as escolas serem inclusivas. Portanto, este estudo aponta a falta de auxílio para que os docentes estejam equipados com as ferramentas adequadas para ajudar a todos os alunos de forma equitativa. Estamos caminhando para melhoras na educação, mas ainda há muito que se fazer e discussões como essas são o começo para haver novos passos em rumo a uma educação de qualidade para todos. |
Abstract: | This article aims to take a deep look at the current school environment, through the eyes of teachers who are on the front line in the area of education, bringing new problems such as learning disorders and inclusion, as well as old problems, still unsolved, such as little family participation, new teaching management and its lags and lack of appreciation for teachers. The study does not aim to solve such problems, but rather to point out ways for improvement and mainly to encourage a debate on the subject that needs to be constant. For that, we used the bibliographical research methodology, which highlighted several thoughts on the subject, both from renowned authors and also from articles that deal with similar subjects, thus containing new thoughts from researchers on the subject. In conclusion, according to what we studied, we realized that we can not see the problem from just one perspective, as thinking about inclusion is easier than thinking about how to make it happen in schools, and there is still a lot to be done to schools, in fact, to be inclusive. Therefore, this study highlights the lack of assistance so that teachers are equipped with the appropriate tools to help all students in an equitable way. We are moving towards improvements in education, but there is still a lot to be done and discussions like these are the beginning of new steps towards quality education for all. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35786 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dificuldadesescolamelhorias.pdf | 195,84 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons