Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35804
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Pamela Renata dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-17T18:24:31Z | - |
dc.date.available | 2025-01-17T18:24:31Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Pamela Renata dos. Educação ambiental nos anos iniciais: o lúdico no processo de ensino através da separação do lixo para reciclagem. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35804 | - |
dc.description.abstract | The present work was concerned with presenting a theme of relevance for everyone, especially for the educational system that has the power to cooperate in raising awareness of the importance of environmental preservation. The objective was to present the importance of the correct disposal of waste produced by man himself and also its benefits. To carry it out, the research was based on a bibliographic analysis, exploring scientific articles, books, websites and other sources They deal with the environment and its conservation, focusing on working with garbage. In addition, a differentiated proposal was developed with a field research approach through a playful approach, carried out with students from the early years, in the municipality of Umuarama. It is characterized as a didactic experience to reach both students and their families in order to provide an analysis of the educational process, with students in the early grades, in the construction of an environmental culture sustainable. Thus, providing students with protagonists, developing autonomy and critical thinking, so that they can assume their role in society consciously, acting on problems and solutions, making a difference on the planet. The method worked with the children on the separation of garbage brought satisfactory results, providing reflection on the issues presented. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Crianças e o meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Children and the environment | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education | pt_BR |
dc.subject | Learning strategies | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental nos anos iniciais: o lúdico no processo de ensino através da separação do lixo para reciclagem | pt_BR |
dc.title.alternative | Evironmental education in the early years: play in the teaching process through separation of garbage for recycling | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho se preocupou em apresentar um tema de relevância para todos, especialmente para a o sistema educacional que tem o poder de cooperar na conscientização da importância da preservação ambiental. O objetivo foi de apresentar a importância da destinação correta dos resíduos produzidos pelo próprio homem e igualmente os seus benefícios. Para sua realização a pesquisa partiu de uma análise bibliográfica, explorando artigos científicos, livros, sites e outras fontes que tratam do meio ambiente e sua conservação, tomando como foco o trabalho com o lixo. Ainda, desenvolveu-se uma proposta diferenciada com abordagem de pesquisa de campo através de um enfoque lúdico, realizado com os alunos dos anos inicias, no município de Umuarama. Caracteriza-se como uma experiência didática para atingir tanto alunos quanto seus familiares no intuito de proporcionar uma análise do processo educativo, com os alunos das séries iniciais, na construção de uma cultura ambiental sustentável. Assim, proporcionando aos alunos, serem protagonistas, desenvolvendo autonomia e pensamento crítico, para que possam assumir seu papel na sociedade de forma consciente, atuando nos problemas e soluções, fazendo a diferença no planeta. O método trabalhado com as crianças sobre a separação do lixo trouxe resultados satisfatórios, proporcionando reflexão às questões apresentadas. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Ivone Teresinha Carletto | - |
dc.contributor.referee1 | Lima, Ivone Teresinha Carletto | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Cidmar Ortiz dos | - |
dc.contributor.referee3 | Santos, Ricardo dos | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
educacaoambientalanosiniciais.pdf | 454,11 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons