Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35805
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jesiel Gomes da-
dc.date.accessioned2025-01-17T18:25:12Z-
dc.date.available2025-01-17T18:25:12Z-
dc.date.issued2023-12-23-
dc.identifier.citationSILVA, Jesiel Gomes da. A educação musical como facilitadora do processo de ensino­ aprendizagem: história e legalidade. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35805-
dc.description.abstractThis dissertation highlights the importance of music education in basic education while establishing a connection between educational policies related to Music Education and its implementation in the classroom. To achieve this goal, we conducted an analysis of the history of music education in Brazil, addressing the arts, especially music, from a Historical­Cultural perspective. Additionally, we examined educational policies related to music education in basic education. The discussions presented are grounded in a bibliographic research that allowed the analysis of publications on music education, identifying trends, advancements, and challenges present in specialized literature. The study proposes an in­depth analysis of the role of Music Education in the educational context, emphasizing its relevance as a facilitative tool in the teaching and learning process. The historical journey of Music Education is explored, highlighting significant milestones and its evolution over time. Furthermore, the research investigates the legality of integrating Music Education into educational systems, taking into account relevant regulations and legislation. The ultimate goal is to understand how Music Education can contribute to the comprehensive development of students, encompassing cognitive, emotional, and social aspects. The summary underscores the importance of structured and legally supported music education to maximize the benefits of this practice in the educational process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMúsica na educaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectMusic in educationpt_BR
dc.titleA educação musical como facilitadora do processo de ensino­ aprendizagem: história e legalidadept_BR
dc.title.alternativeMusical education as a facilitator of the teaching­learning process: history and legalitypt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta monografia destaca a importância do ensino de música na educação básica, ao mesmo tempo em que estabelece uma conexão entre as políticas educacionais referentes à Educação Musical e sua implementação em sala de aula. Para alcançar esse objetivo, realizamos uma análise da história da educação musical no Brasil, abordando as artes, especialmente a música, sob uma perspectiva Histórico­Cultural. Além disso, examinamos as políticas educacionais relacionadas ao ensino de música na educação básica. As discussões apresentadas são fundamentadas em uma pesquisa bibliográfica, que permitiu a análise de publicações sobre educação musical, identificando tendências, avanços e desafios presentes na literatura especializada. O estudo propõe uma análise aprofundada do papel da Educação Musical no contexto educacional, enfatizando sua relevância como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem. O percurso histórico da Educação Musical é explorado, destacando marcos significativos e sua evolução ao longo do tempo. Além disso, a pesquisa investiga a legalidade da inserção da Educação Musical nos sistemas educacionais, levando em consideração normativas e legislações pertinentes. O objetivo final é compreender como a Educação Musical pode contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, abrangendo aspectos cognitivos, emocionais e sociais. O resumo ressalta a importância de um ensino musical estruturado e respaldado legalmente para potencializar os benefícios dessa prática no processo educacional.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Bortoloto, Claudimara Cassoli-
dc.contributor.referee1Bortoloto, Claudimara Cassoli-
dc.contributor.referee2Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça-
dc.contributor.referee3Barzotto, Luciano da Costa-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaomusicalensinoaprendizagem.pdf370,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons