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dc.creatorZanchet, Ligia Aparecida Teixeira Schaff-
dc.date.accessioned2025-01-17T18:25:40Z-
dc.date.available2025-01-17T18:25:40Z-
dc.date.issued2023-11-23-
dc.identifier.citationZANCHET, Ligia Aparecida Teixeira Schaff. História e Geografia: uma análise do Ensino Fundamental I no contexto da educação inclusiva. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35806-
dc.description.abstractThis study's guiding theme is the analysis and identification of teaching-learning methodologies that encompass the effective inclusion and accessibility of students with disabilities in the subjects of history and geography in Elementary School I classes. To this end, we will seek to align approaches taken from bibliographical research whose theoretical foundation is anchored in studies already carried out in the area. Therefore, the methodology adopted is bibliographic in nature with a qualitative approach, in order to ensure multiple and reflective results regarding the proposed proposal. The research is justified in that it seeks to analyze the organicity that permeates the history of education (mainly the context of the present day) and the vicissitudes of the school environment which, at first, present interdependence in the planning of amendments and guidelines accordingly. with the directives of the State which, in turn, in a second moment, will seek to correspond with the needs and demands of society. With this, it will be analyzed how history and geography teachers in elementary school I have developed their teaching techniques and methodologies within the context of inclusion and accessibility, including considering the existing legal framework that guides planning of class. As results analyzed, there is an urgent need for increases in the qualification of education professionals in relation to inclusive education, as well as the construction of models of educational experiences that have worked in order to create a guide for teachers who still They do not know how to act with classes that have students with physical and/or intellectual disabilities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.titleHistória e Geografia: uma análise do Ensino Fundamental I no contexto da educação inclusivapt_BR
dc.title.alternativeHistory and Geography: an análisis of Elementary Education I in the context of inclusive educationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como tema norteador a análise e a identificação de metodologias de ensino-aprendizagem que abarquem a efetivação da inclusão e acessibilidade de alunos com deficiências nas disciplinas de História e Geografia em turmas do Ensino Fundamental I. Para tanto, buscou-se alinhar abordagens extraídas de pesquisas bibliográficas cuja fundamentação teórica se ancora em estudos já realizados na área. Deste modo a metodologia adotada é de caráter bibliográfico com abordagem qualitativa, a fim de assegurar resultados múltiplos e reflexivos acerca da proposta trabalhada. A pesquisa se justifica na medida em que busca analisar a organicidade que permeia a história da educação (em principal o contexto dos dias atuais) e as vicissitudes do ambiente escolar que, em um primeiro momento, apresentam interdependência ao planejamento de emendas e diretrizes em conformidade com as diretivas do Estado que, por sua vez, em um segundo momento, busca se corresponder com as necessidades e demandas da sociedade. Com isso, analisou se como os docentes de História e Geografia no ensino Fundamental I têm desenvolvido suas técnicas e metodologias de ensino dentro do contexto da inclusão e da acessibilidade, considerando, inclusive, o arcabouço legal já existente e que direciona os planejamentos de aula. Enquanto resultados analisados verifica-se a necessidade que se faz urgente de incrementos na qualificação dos profissionais da educação com relação a educação inclusiva, bem como, a construção de modelos de experiências educativas que deram certo a fim de criar um norteador para os docentes que ainda não sabem como agir com turmas que possuem alunos com deficiências físicas e/ou intelectuais.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Ivone Teresinha Carletto-
dc.contributor.referee1Lima, Ivone Teresinha Carletto-
dc.contributor.referee2Bocardi, Juliane Maria Bergamin-
dc.contributor.referee3Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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