Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35807
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Bianca Guimarães Severo dos-
dc.date.accessioned2025-01-17T18:26:07Z-
dc.date.available2025-01-17T18:26:07Z-
dc.date.issued2024-03-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Bianca Guimarães Severo dos. O ensino de ciências e o uso de metodologias ativas como ferramentas de ensino e aprendizagem. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35807-
dc.description.abstractIt is clear that current education has suffered from global changes that have influenced our students and the way they think and see the world, but schools maintain the same traditional teaching methods. Active methodologies have been gaining ground in the educational scenario and are important tools for overcoming the crisis in scientific education. Given this context, this research aimed to analyze the importance of active methodologies in science teaching to overcome students' learning difficulties. Therefore, the guiding question of the research was: what active methodologies can science teachers adopt to motivate teaching in the face of the crisis in science education? The methodology used to answer this question was through qualitative research, of the educational action type, with the help of a bibliographical review on active methodologies: gamification, maker culture, station rotation and flipped classroom, citing some examples of these methods used in classes taught by the author. The research results demonstrate that active methodologies are important tools for overcoming educational crises, and an essential instrument for motivating and stimulating students in the teaching and learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectEnsino – Metodologiapt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectProblem-based learningpt_BR
dc.subjectTeaching – Methodologypt_BR
dc.titleO ensino de ciências e o uso de metodologias ativas como ferramentas de ensino e aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeScience teaching and the use of active methodologies as teaching and learning toolspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoÉ notório que a educação atual tem sofrido com as mudanças globais que influenciam os nossos alunos e a forma de pensar e ver o mundo, porém as escolas mantêm os mesmos métodos tradicionais de ensino. As metodologias ativas vêm ganhando espaço no cenário educacional e são ferramentas importantes para a superação da crise na educação científica. Diante desse contexto, essa pesquisa objetivou, analisar a importância das metodologias ativas no ensino de ciências para a superação das dificuldades de aprendizagem dos estudantes. Sendo assim, o questionamento norteador da pesquisa foi: quais metodologias ativas os professores de ciências podem adotar para motivar o ensino perante a crise da educação científica? A metodologia utilizada para responder a tal questionamento se deu por meio de uma pesquisa qualitativa, do tipo ação educacional, com auxílio de uma revisão bibliográfica sobre as metodologias ativas: gamificação, cultura maker, rotação por estações e sala de aula invertida, citando alguns exemplos desses métodos utilizados em aulas ministradas pela autora. Os resultados da pesquisa demonstram que as metodologias ativas são ferramentas importantes para a superação das crises educacionais, e um instrumento essencial para motivar e estimular os alunos no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Luciana Boemer Cesar-
dc.contributor.referee1Pereira, Luciana Boemer Cesar-
dc.contributor.referee2Ottobelli, Ivonei-
dc.contributor.referee3Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinocienciasmetodologiasativasferramentas.pdf789,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons