Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35809
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Josiane Maria da Silva Castro de-
dc.date.accessioned2025-01-17T18:34:12Z-
dc.date.available2025-01-17T18:34:12Z-
dc.date.issued2023-12-24-
dc.identifier.citationCARVALHO, Josiane Maria da Silva Castro de. Alfabetização e letramento: processos indissociáveis para a inserção efetiva do educando na sociedade grafocêntrica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35809-
dc.description.abstractThis study aims to reflect upon reading instruction and literacy as distinct, but inseparable processes so that the student can learn to read and write, inserting them in a society permeated by reading and writing practices. The complexity of the Brazilian Portuguese alphabetic writing system, composed more of irregularities than regularities, is discussed, and how it should be taught in a contextualized way, in which the text is the unit of work. Furthermore, it discusses the importance of the reading instruction process to happen in a critical way in order to break with the model of culture that has been produced and reproduced in schools by the dominant class, contributing to the debate on the role of reading instruction. In this way, reading instruction teachers, guided by a critical pedagogy, must present a variety of texts from the most varied cultures and languages, also discussing their contexts of production with a view to form a citizen who is increasingly aware and critical about the reality that surrounds him or her, questioning it and transforming it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem cognitivapt_BR
dc.subjectCrianças – Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectCognitive learningpt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento: processos indissociáveis para a inserção efetiva do educando na sociedade grafocêntricapt_BR
dc.title.alternativeReading instruction and literacy: inseparable processes for the effective insertion of the student in the graphocentric societypt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a alfabetização e o letramento como processos distintos, porém indissociáveis para que o educando possa aprender a ler e a escrever, inserindo-se em uma sociedade em que as práticas de leitura e escrita estão presentes. Discute-se a complexidade do sistema de escrita alfabética do português brasileiro, composto mais por irregularidades que regularidades, e como ele deve ser ensinado de modo contextualizado, sendo o texto a unidade de trabalho. Além disso, discorre-se sobre a importância de o processo de alfabetização acontecer de modo crítico a fim de romper com o modelo de cultura que vem sendo produzido e reproduzido nas escolas pela classe dominante, contribuindo para o debate acerca do papel da alfabetização. Dessa forma, os professores alfabetizadores, pautados em uma pedagogia crítica, devem apresentar diversos textos das mais variadas culturas e linguagens, discutindo, ainda, seus contextos de produção com vistas a formar um cidadão cada vez mais consciente e crítico da realidade que o cerca, indagando-a e transformando-a.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Juliano, Joice Maria Maltauro-
dc.contributor.referee1Santos, Cidmar Ortiz dos-
dc.contributor.referee2Barzotto, Luciano da Costa-
dc.contributor.referee3Juliano, Joice Maria Maltauro-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alfabetizacaoletramentoeducandografocentrica.pdf239,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons