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Título: As práticas psicopedagógicas como estratégias de intervenção para alunos com Transtorno do Espectro Autista – TEA
Título(s) alternativo(s): Psychopedagogical practices as intervention strategies for students with Autism Spectrum Disorder – ASD
Autor(es): Frello, Jacqueline Aparecida dos Santos
Orientador(es): Santos, Ricardo dos
Palavras-chave: Transtornos do espectro autista
Aprendizagem ativa
Estratégias de aprendizagem
Autism spectrum disorders
Active learning
Learning strategies
Data do documento: 2-Mar-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FRELLO, Jacqueline Aparecida dos Santos. As práticas psicopedagógicas como estratégias de intervenção para alunos com Transtorno do Espectro Autista – TEA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024.
Resumo: A educação infantil como parte da educação básica, e a realização de diagnósticos precoces, em especial em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), propicia a inclusão nas salas regulares de ensino, oportunizando o alcance de experiências e conhecimento educacionais que o ambiente escolar concede. O processo de ensino inclusivo de alunos com TEA, vem sendo alvo de diversas pesquisas nas últimas décadas. Portanto, há relevância neste tema, considerando o aumento gradativo de crianças diagnosticadas com TEA e, consequentemente, a sua inclusão no contexto escolar. A pesquisa possui uma perspectiva sobre o papel do psicopedagogo na inclusão de alunos autistas, em que sua função é empenhar-se para organizar e mediar a escassez de saberes dos familiares e do corpo docente, colaborar na aquisição do aprendizado fazendo as adaptações, intervenções e orientações. Sob os pressupostos teóricos de Costa (2018) o papel do psicopedagogo é contribuir no processo de aprendizagem da criança atuando na preparação de componentes de vários eixos de estruturação, como afetivos, cognitivos, motores sociais e políticos. No entanto, tem como objetivo identificar quais estratégias pedagógicas podem ser favorecedoras para o ensino e aprendizagem de crianças com TEA matriculadas no ensino regular, para que adquiram as habilidades necessárias a fim de permanecer no sistema de inclusão real. O psicopedagogo tem papel fundamental de proporcionar apoio ao professor regente e a equipe escolar, criando pontes com a finalidade de eliminar os obstáculos presentes entre o aluno com TEA e o conhecimento, principalmente, criando estratégias em conjunto com os demais profissionais, as quais poderão propiciar ao aluno TEA uma vivência junto a diferentes práticas educativas.
Abstract: Early childhood education as part of basic education, and the carrying out of early diagnoses, especially in children with Autism Spectrum Disorder (ASD), provides inclusion in regular teaching classrooms, providing opportunities to reach educational experiences and knowledge that the school environment grants. The process of inclusive teaching for students with ASD has been the subject of several researches in recent decades. Therefore, this topic is relevant, considering the gradual increase in children diagnosed with ASD and, consequently, their inclusion in the school context. The research has a perspective on the role of the educational psychologist in the inclusion of autistic students, in which his role is to strive to organize and mediate the lack of knowledge of family members and teaching staff, to collaborate in the acquisition of learning by making adaptations, interventions and guidelines. Under the theoretical assumptions of Costa (2018), the role of the psychopedagogue is to contribute to the child's learning process by working on the preparation of components of various structuring axes, such as affective, cognitive, social and political engines. However, it aims to identify which pedagogical strategies can be beneficial for the teaching and learning of children with ASD enrolled in regular education, so that they acquire the necessary skills in order to remain in the real inclusion system. The psychopedagogue has a fundamental role in providing support to the teaching teacher and the school team, creating bridges with the purpose of eliminating the obstacles present between the student with ASD and knowledge, mainly, creating strategies together with other professionals, which can provide the ASD student an experience of different educational practices.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35810
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